Projeto que beneficia assistentes sociais avança na Câmara

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 430/15, que concede adicional de insalubridade aos assistentes sociais que trabalhem com pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas e ainda que atuem em áreas insalubres ou prestem serviços em situações de calamidade pública. O texto também concede o benefício aos profissionais, no exercício da profissão, tiverem de utilizar transporte precário e atuar em locais de reconhecido risco de vida.

A proposta de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) foi aprovada no dia 11 de maio pela Comissão de Trabalho da Câmara e agora segue para a Comissão de Finanças e Tributação e depois para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O objetivo, segundo a parlamentar, é garantir condições mínimas de trabalho aos profissionais do serviço social. “Muitas vezes, eles põem em risco a saúde e a vida na tentativa de minimizar os efeitos da pobreza sobre as classes menos favorecidas”, afirma a parlamentar.

Em novembro de 2015, por meio de um Mandado de Segurança Impetrado pelo SINJUSC, os assistentes sociais do Poder Judiciário de Santa Catarina conquistaram a implantação da gratificação de risco de vida. No entanto, na fase do cumprimento da decisão, o STF suspendeu o cumprimento da ação por entender que o pagamento da verba implicaria “grave dano à ordem e à economia públicas”. O Jurídico do SINJUSC interviu, ingressando com Agravo Regimental e com parecer favorável do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, processo aguarda julgamento. Com o benefício, que também abrange os oficiais da infância e juventude, servidores terão direito a receber 10% do nível ANM 7-A da tabela de vencimentos.

“Este projeto que tramita na Câmara é a confirmação do que o SINJUSC buscava deste o início da sua gestão. Entendemos que é só uma questão de tempo para a implantação da gratificação de risco de vida as Assistentes Sociais e Oficiais da Infância e da Juventude” afirma o diretor jurídico, Mauri Raul Costa.

Fonte: Câmara Notícias

 

Risco de vida: SINJUSC pede julgamento no STF

STF suspende execução da decisão do MS de risco de vida

Risco de vida será implementado a partir deste mês

SINJUSC cobra pagamento de risco de vida a servidores

Em favor dos Oficiais da Infância e Juventude e Assistentes Sociais, SINJUSC ingressa com duas ações judiciais

SINJUSC obtém duas vitórias em julgamentos de MS´s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *