Banco de imagens Adobe

Problemas no plantão persistem! Responda o formulário

A diretoria do SINJUSC orienta delegados e delegadas sindicais a realizarem reuniões com colegas nas comarcas para reunir as principais reclamações e responder perguntas da enquete online sobre o plantão até a próxima terça, dia 17 de setembro. O resultado da pesquisa vai subsidiar conversa sobre o tema com a juíza auxiliar da presidência do TJSC, Maira Salete Meneghetti, agendada para o próximo dia 19 de setembro.

O movimento da diretoria do SINJUSC acontece porque, apesar de pareceres positivos da Secretaria de Gestão do Plantão Judicial (SGPJ) relacionados a mudanças na atual dinâmica do serviço, essas modificações no plantão dependem de resolução conjunta da presidência e da corregedoria do Tribunal.

Além de situações que persistem como, por exemplo, sobrecarga de trabalho nos finais de semana e falta delimitação das funções de cada plantonista, outros problemas que surgiram com a nova dinâmica adotada há cerca de 10 meses são, para citar dois, acúmulo de novas funções, como a biometria de privados de liberdade, e descumprimento da divisão da semana de plantão. 

De acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “apesar de já termos ideia da maioria dos principais problemas do plantão, a enquete nos ajuda a materializar as reclamações, subsidiando nosso diálogo com a administração. Além disso, novas questões podem surgir a partir das respostas da categoria”.

PLENÁRIA DO DIA 2 DE OUTUBRO TAMBÉM DEBATE PLANTÃO

O tema plantão também está na pauta da Plenária que reúne virtualmente representantes regionais e delegados(as) sindicais no próximo dia 2 de outubro. A ideia é organizar a mobilização da categoria e afinar o discurso com propostas de soluções para os principais problemas.

11 comentários

    • Olá, Ana Cláudia. Essa foi uma das sugestões da diretoria do Sinjusc desde antes da regionalização, mas não há maioria favorável a essa proposta no Conselho da Magistratura do PJSC.

      • Não teria possibilidade de o sindicato passar nos gabinetes para tentar convencê-los? Poderia ser pensado algo que aproveitasse a estrutura das varas de garantias. O plantão obrigatório é um transtorno muito grande e extremamente desgastante para quem trabalha na área cível e não lida com a matéria criminal no dia a dia.

        • Em fevereiro de 2019, o SINJUSC conseguiu retardar a regionalização que acabou acontecendo em novembro daquele ano. Clique AQUI e veja uma matéria divulgada no site do SINJUSC que dá conta da mobilização antes da implementação da regionalização!

          • Mas seria bom responder a pergunta acima. Vcs têm que começar a mobilizar os gabinetes nesse sentido, não seria uma boa?

          • Sim Adolfo, vai chegar a hora de fazer isso, mas antes é preciso negociar com a administração uma proposta de resolução dos problemas, inclusive para apresentar na passagem dos gabinetes. Ir falar com desembargadores e desembargadoras sobre as mesmas propostas que foram rejeitadas em 2019, pode ser improdutivo. Essas novas propostas como a divisão de regiões, a adição de plantonistas e etc, já estão sendo negociadas com a Secretaria de Plantão e a administração do TJSC por meio da Mesa Permanente de Negociação!

  1. Boa tarde quando iram fazer algo pelos agente de serviços gerais que agora e apoio administrativo estamos trabalhando como apoio administrativo mais no salario não mudou ,deveriamos de ganhar um pouco mais .

    • Olá Kátia, a diretoria do SINJUSC e a categoria como um todo estão mobilizados em torno da reestruturação da tabela de vencimentos que também comtempla o apoio administrativo!

  2. Coloquei no formulário, mas deixo registrado aqui: precisamos de um manual ÚNICO sobre a rotina do plantonista, e, acima de tudo, que esteja ATUALIZADO com os novos sistemas do CNJ. As rotinas do cível tbm precisam estar todas inseridas nesse manual, principalmente por conta das comarcas que não tem divisão entre plantão cível e criminal como a Capital.

  3. Boa tarde quando acontece nova reunião do SINJUSC pois estamos no meio de setembro e como fica como falei vai chegar dezembro e nada ,final de setembro 16/09/24 e nada foi feito pelo nosso cargo apoio administrativo e nossas tarefas cada vez mais coisas são feitas e nosso salário nada tem mudado no sentido cargo apoio administrativo SINJUSC deveria fazer algo urgente para nos pois a anos estamos com cargo mudado ,eu preferia ficar como agente de serviços gerais porque nada mudou ,mais trabalho e o salario nada de melhorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *