PLP 257 inicia tramitação no Senado como PLC 54/2016

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, aprovado em agosto pela Câmara dos Deputados, foi lido no Plenário do Senado em 1º de setembro, sendo numerado como Projeto de Lei da Câmara (PLC) 54/2016 – Complementar. A matéria será analisada ainda neste mês de setembro pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Segundo o texto aprovado, o projeto propõe o alongamento das dívidas de estados e do Distrito Federal com a União por 30 anos. Mas para que isso aconteça, os governos devem cumprir medidas de restrição fiscal, limitando o crescimento das despesas primárias à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Dentre os acordos firmados durante a votação na Câmara, está o que retira do texto do relator a exigência de que os estados e o DF não concedessem reajuste salarial por dois anos aos servidores. Entretanto, segundo análise do Senado, com o crescimento anual das despesas primárias correntes limitado à variação do IPCA do ano anterior, fica difícil a concessão de reajustes, a não ser que o estado opte pelo corte em outras áreas. Leia aqui sobre outros pontos retirados. 

O SINJUSC sempre se posicionou contra o projeto, inserindo-se em diversos grupos de debates, com a Fenajud e o Fórum Catarinense em Defesa dos Serviços Públicos (FCDSP). Além do trabalho político, também foram realizadas passeatas, mobilização em aeroporto, panfletagem, entre outras ações. Agora, novas estratégias estão sendo deliberadas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *