Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Plano de Jorginho pode aumentar “déficit” do Iprev-SC e comprometer pagamento de aposentadorias

Além de não revogar os 14% até o teto do INSS, parando no valor equivalente a três salários mínimos, a proposta que Jorginho Mello (PL) deve enviar para a Assembleia Legislativa (Alesc) pode conter uma nova reforma da previdência com a chamada “segregação de massa”.

Os dirigentes do Fórum entendem que a medida vai ampliar o chamado “déficit” da previdência, pressionando futuros Governos a aumentarem a alíquota de 14% até 22% (máximo estabelecido pela Constituição), além de aumentar a possibilidade do Estado não conseguir arcar com os pagamentos em um futuro próximo.

De acordo com o site do Iprev-SC, “a partir da aprovação da Lei, os novos servidores que ingressarem no estado por concurso público não mais farão parte do Regime de Repartição Simples, mas sim de um Regime de Capitalização, que estamos denominando de SC Futuro”.

Para o vice-presidente do SINJUSC e coordenador do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público, Neto Puerta, “na prática, a segregação deve sufocar o Regime de Repartição Simples que hoje abrange cerca de 70 mil aposentados e mais 60 mil ativos. Sem a contribuição de novos concursados, o risco de ficarmos sem receber nossas aposentadorias é enorme”.

66 comentários

    • Dirigentes do Fórum acreditam que sim Silésia, pois se o déficit continuar aumentando, na próxima crise de arrecadação que o Governo enfrentar, vai faltar dinheiro para cobrir o pagamento de aposentadas, aposentados e pensionistas do regime de repartição simples do Iprev-SC. Ao invés de resolver o déficit colocando mais concursados, o Governo deve separar os novos servidores em um novo fundo.

      • Aposentados não deveriam pagar é nada. Não geriram com competência nossa previdência é no que se deu.

  1. Pois. Tem pessoas que tem oportunidade de melhorias. Mas fazer o que. Saber administrar. Um Estado ou um Brasil nao e nada facil. Precisam de de pessoas qkualificada junto com vosco ai da certo

    • Pois é Araci, mas as aposentados, aposentados e pensionistas do Estado de SC não podem pagar pela incompetências de governantes mal assessorados! Vamos juntos: Revoga os 14% já! Não à reforma da previdência de Jorginho!

      • Não à Reforma q Jorginho quer. NÃO, NÃO, NÃO! PQ..Não desconta pelo menos 14%.do seu ordenadaço e dos seus deputados , Secretários, Diretores e outros cargos ? Seria + próximo do q foi pregado em campanha

      • Mas prá aposentadoria dos políticos ex presidentes, carros de luxo ,motoristas prá eles não faltam recursos , até aparecer brasileiros que os faz descer…

      • Não tem como acreditar que não tem recursos para pagar as aposentadorias se revogar os 14%..isso tudo é política enganosa, se tem dinheiro para pagar tantos outros assessores etc. E o pior os aposentados já fizeram sua contribuição ,ano de trabalho, agora doentes, velhos, ficam a mercê desses incompetentes administrativo.

  2. O Iprev tem prédio imobiliário e terreno comprado com dinheiro do contribuinte ele que alugue esses imóveis, e o governo fala tanto em crescimento de exportação e ICMS onde está indo esse dinheiro?

    • Pois é Gerson, Jorginho fala em criar um fundo imobiliário do Estado, mas isso não resolve o déficit do Iprev-SC e ainda por cima abre ativos do Estado para a especulação imobiliária. Não dá pra tomar uma medida assim sem ponderar bastante sobre o estatuto desse “fundo imobiliário”! Vamos à luta pela revogação imediata dos 14% até o teto do INSS e contra a reforma da previdência de Jorginho!

  3. É um absurdo empobrecer os aposentados nesta maneira.
    Os 14% fazem falta e muito
    Não temos culpa da má administração de nossos governantes.

    • Realmente vivemos a mercê de sangue sugas muito tempo….. vão taxar os super salários!!! Tinha minhas contas equilibradas , quando incluí no serviço público o plano de carreira era um e depois de aposentado vi meus esforços irem por água abaixo. Enquanto alguns fazem fortunas as custas dos que recebem menos …… lamentável!!

    • A corda sempre arrebenta com os mais fracos, isto não poderá acontecer conosco viu Sres. Governantes .

    • Caro Leite, no modo de ver de dirigente do Fórum Catarinense, com as dezenas de bilhões em isenções fiscais oferecidas pelo Governo de SC e incentivo aos maus pagadores com programas do tipo “Recupera Mais”, o Estado pode acabar enfrentando uma recessão econômica e deixar de cobrir o “déficit” da previdência, deixando aposentados sem receber.

      • É isso aí.
        O foco do movimento sindical tem que ser bater forte nestas “isenções fiscais” e neste programa “recupera mais” que nada mais é que um programa de perdão aos sonegadores.

  4. Voces ja virao por acaso. Amigo de gente que nao gosta de pobre apoiar trabahador. So que pobre. Rabalhador e funcionario publico. Bolsista. Da voto.

  5. Acho isso uma vergonha governador não esta sabendo governar o está dê santa Catarina descontar dinheiro de quem trabalhou Pará se aposentar e agora continuar pagando como se não estivesse aposentado é roubo contra os aposentados acho que todos os aposentados deveriam fazer passeada e abrir um processo coletivo contra município e estado .

  6. Eu só fico pensando no primeiros 30 anos de arrecadação, o que foi feito com o dinheiro dos contribuintes, afinal não tinha ninguém aposentado, só arrecadavam, e aí desviaram?
    E quanto a parte do Estado, está em dia? Sempre repassou?
    O mais justo seria cobrar 14% SOMENTE sobre o que excede o teto, afinal o servidor já paga durante a viva ativa toda para garantir a SUA aposentadoria.
    E se um servidor completar 30 anos de contribuição estando aposentado, ele poderá entrar na justiça requerendo uma nova aposentadoria?

  7. O que será de nós aposentados??? Porque temos que pagar uma conta que não é nossa responsabilidade. Agora que precisamos de mais recursos…

  8. Era de se esperar desse governo aliado do PL,vindo do ex presidente que acabou com o Brasil.

    • Um Estado que nunca foi governado pela esquerda.
      Qual é a desculpa?
      Por que nunca tem dinheiro?
      Colocaram o Moisés , o Jorginho…esses dois estão pisando sobre o desgaste deixado pelos governos anteriores.
      😥😥😥😥😥😥😥😥

  9. Jorginho Mello, Ivan Naatz, Marcos Vieira, Pepê Colaço a má gestão do IPREV vem de décadas. Nós aposentados e pensionistas contribuinos com a previdência mesmo após aposentadoria. Faltam servidores nas áreas da educação, saúde, judiciário. Que sejam realizados concursos públicos, aumentando assim, o número de contribuintes e não sobrecarregando os aposentados que contribuiram a “vida toda”. Trabalhamos décadas para CONQUISTAR uma aposentadoria digna e de respeito. REVOGAÇÃO TOTAL JÁ DOS 14% DO IPREV.💪👀🙈

  10. Governador não está nem aí para os aposentados, ele só pensam em si próprio, liberar para o bolso deles

  11. Se a Previdencia esta deficitaria e quem administra é o Governo, da para saber de quem é a culpa.
    Os Aposentados e Pensionistas não podem pagar por essa má administração.
    Se aceitarmos calados, logo vem mais descontos ainda.
    A hora é agora.
    Pra cima deles.
    O Sindicato alertou em 2020 e 2021 sobre esse aumento dos 14% para quem ganhasse acima do salário mínimo.
    A mioria de nós não acreditou, ou não quiz acreditar.
    Achamos que eles iriam pelo menos respeitar o direito adquiridos de quem tinha isenção até o dobro do teto do INSS, por serem portadores de doenças graves.
    Nem isso eles respeitaram.
    E não foi por falta de aviso não.
    Eu mesmo oarticipei de varias reuniões nas comarcas, acompanhado por dirigentes do Sindicato.
    Agora não adianta chorar pelo leite derramado.
    Desta vez não vamos deixar barato.
    Podemos até perder, mas que não seja por falta de lutar.
    Que Deus nos abençoe e nos proteja.
    Ym grande abraço em todos.

  12. Que luta? Vamos fazer o quê? Fazer greve de fome? Invadir o palácio do governo? Pegar em armas? Eles não estão nem aí para nós. O erro foi colocar este tosco no governo. Agora vamos trabalhar até morrer!!

    • Olá Jucimara, não perca as esperanças. Juntos temos força para revogar os 14%. Moisés fez a reforma e não se reelegeu. Outros 19 deputados da Alesc também não se reelegeram e isso tem muito a ver com o voto favorável que deram na reforma da previdência. AS trabalhadoras e os trabalhadores dos serviços públicos concentram votos e tem poder de pressão. Vem pra luta!

    • Eles que parem de roubar e façam as coisas direito, por wue o povo que trabalha na velhice morre de fome. Tem e que tirar estes caras do poder.

  13. A, claro aí os experts do SINJUSC estão dizendo que se o estado não cobrar os 14% aí o déficit acaba? kkkkkkkkkkkk

    • A diretoria do SINJUSC nunca disse isso Mário. Não divulgue notícias falsas, além de uma atitude leviana, faz mal para a democracia. O impacto da cobrança dos 14% é grande para os aposentados e pequeno para o Estado que vai arrecadar 50 bilhões só esse ano, mesmo abrindo mão de R$ 20 bi em isenções fiscais e mais R$ 14 bi em perdão de dívida para empresários ricos. O confisco dos 14% arrecada 500 milhões por ano, 0,5% da arrecadação do Estado.

  14. Não é fácil trabalhar com profissionais da saúde que são contratados, ficam 4 anos e depois de entrarem na rotina são demitidos.
    Temos que lutar por concurso e a revogação dos 14 por cento dos aposentados.

  15. Governo Anistiou Empresas com dívidas de Impostos altíssimos ….
    Agora vem com essa conversa !
    Corruptos !
    Tem que pagar quem trabalha ….
    Empresários ficam na boa e os funcionários Públicos que trabalharam uma vida , ficam cobrando tributos !
    Injustiça !
    Lei do Retorno para o Desgoverno !

  16. Sou aposentado.Dediquei uma vida inteira,trabalhando para o estado,e ficar sem os meus proventos.Como vou paga as minhas contas. Não posso nem pensar nessa possibilidade.

  17. Pois e quando é.para beneficiar o funcionário público ou aposentado do estado só pensão em tirar, e 27,5 % de imposto renda na fonte é 14% do iprev, isso é só o começo porque querem passar para 35% o imposto de renda na fonte, assim o nosso salário vai amigua, nos estamos a 10 anos sem aumento de salário, se continuar desse jeito vamos passar ganhar só um salário mínimo,e não vai demorar para se concretizar.

  18. ERA SÓ O QUE FALTAVA!
    PERDOAR IMPOSTOS DE GRANDES EMPRESAS, DÁ!!!
    PAGAR QUEM CONTRIBUIU, E MUITO, PARA O ESTADO, NÃO DÁ???
    PAGAMOS IMPOSTOS SOBRE RENDA QUE RECEBEMOS!
    ISSO DEVERIA BASTAR!
    ESTUDAMOS, SOFREMOS, CONTRIBUIMOS E AINDA SOMOS AMEAÇADOS DE NÃO RECEBERMOS POR NOSSA APOSENTADORIA????
    QUE M* É ESSA?
    E SE TRABALHAR DEPOIS QUE SE APOSENTA, AINDA TEM QUE PAGAR UM MONTE DE IMPOSTO PORQUE TRABALHA!! QUE B*!
    QUE M* É ESSA QUE QUEM TRABALHOU A VIDA INTEIRA E AINDA TRABALHA TENHA QUE VIVER SOB AMEAÇAS DE NÃO TER UMA VELHICE DIGNA???
    PODRIDÃO DE GOVERNANTES QUE PARECE NUNCA TER PRECISADO DE PROFESSORES EM SUAS VIDAS!
    ESQUECERAM QUE SÓ ESTÃO ONDE ESTÃO PORQUE TIVERAM PROFESSORES!!!!

  19. Quer saber? Tanto o Governo Federal, municipal e estadual sempre choram e se lamentam falando em “crise da previdencia”, prá manter os aposentados sempre assalariados. Servidor sempre é o vilão porque tem “muitos privilégios”. Paulo Guedes (o canalha em que confiei um dia) dizia que a reforma da previdência iria gerar em 10 anos uma economia de 1 trilhão. Veio a pandemia e o governo editou a lei que isentava licitações e os miseráveis em seis meses já haviam gasto 1,6 trilhões em compras de máscaras, ampolas, luvas, vacinas, respiradores em menos de … 6 meses. Nem vou falar dos escândalos da covaxin, dos respiradores, do fundão eleitoral… O Brasil é o País mais rico do mundo, esses canalhas esmagam o funcionário público para roubar, roubar e roubar, só isso.

    • Exatamente. Talvez o valor utilizado pra passear com o mito tão gidos pelas enchentes seja um gatilho para que avaliem melhor quem representa quem, passear de helicóptero com dinheiro público pode néh?

  20. E não esperem socorro do governo federal como fez o Lula e a Dilma em seus respectivos governos anteriores. Eu sou aposentada mas vou indicar contra se isso vier a acontecer. Chega do povo pobre ficar pagando a conta desses desgovernos que elegem. Os servidores públicos, tem que ir para cima, chega de tanta omissão.

  21. Sou pensionista posso ficar sem pagamento eu já tenho 61 anos doente e sem condições de trabalhar o que eu faço

  22. Vergonhoso essa questão, os aposentados contribuíram durante sua vida todo, uns 30 anos mais ou menos, agora se faz nessario permanecer a pagar 14%
    Isso é verdadeiramente VERGONHOSO❗

    • Muito vergonhoso, eu professora aposenta, tomando muitos remédios.U uma despesa sem fim.Trabalhei 30 anos.Para agora nós confiscar 14,% do do meu Salário.

  23. Porque Senhor Governador dar desconto para os empresários que deixaram de pagar seus impostos, nós contribuímos, para nos aposentarmos integral. Ainda temos ainda o desconto do imposto de renda 27,5%. O que nos resta??? Lutem por nós 🙏

  24. É uma falta de consideração para conosco, aposentados… Trabalhamos 30 anos, até mais, sempre tivemos os devidos descontos. Agora que poderíamos usufruir nossa aposentadoria, não tem como, porque estamos sendo penalizados, com este desconto de 14 porcentos.
    Este governador só tinha que ser um bolsominio, amigo do ex presidente , que não tenho nenhuma admiração.

  25. Coberem do Governador Moisés, amigo do SINJUSC. Quem deu aumento pro funcionalismo público às custas do aposentado não foi o Jorginho!!!!

    • Já demos o troco pro Moisés, Joel, na última eleição, ele não foi nem para o segundo turno. Agora queremos que o Jorginho cumpra o que prometeu e revogue os 14% até o teto do INSS. Se não cumprir, vai ter a resposta nas urnas já na próxima eleição!

  26. Enquanto não aprenderem a votar em quem nos respeita, será sempre esse chororó. Podiamos estar com o Décio como governador, amparados pelo governo federal. Façam arminha agora e esperem ate a próxima eleição, para fazer bobagem de novo. Sinjusc orgulho da luta de vocês, me representam, sempre.

    • A diretoria do SINJUSC agradece o apoio Maria José, vamos unir todas e todos pela revogação dos 14% até o teto do INSS!

  27. Sinjusc faz ataques ao governo por ser contrário ao seu grupo político, querem colocar goela abaixo governo de esquerda em SC para acabarem com tudo como fazem em todo lugar que governam. Por acaso diminuir a contribuição dos aposentados como vocês querem vai diminuir o déficit? Comentem aí sobre o rombo de mais de 100 bilhões que o governo federal amiguinho de vcs já causou ao Brasil esse ano.

    • Ricardo, a nossa defesa da revogação dos 14% se baseia no fato de que os aposentados já pagaram pela aposentadoria, 14% é confisco, não é ilegal, mas é imoral. Independentemente da sua posição política, contamos com seu apoio pela revogação dos 14%!

  28. o que dá isso são as promessas de campanha eleitoral universidades de graça se não tem dinheiro tem que tirar de alguém e sempre os atingidos são os funcionários públicos

  29. Parabens aos servidores, e nao foram poucos , que votaram no atual governador e vamos nos dar por satisfeitos por termos um desconto de 14%, , do jeito que as coisas estao caminhando, logo teremos um desconto de 22%.

  30. eu só tenho uma pergunta: ONDE O IPREV INVESTIU A ARRECADAÇÃO DOS PRIMEIROS VINTE E CINCO ANOS DE SUA EXISTÊNCIA, onde não tinha NINGUÉM (ou quase ninguém) aposentado/reformado/pensionista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *