Arquivo: Rodolfo Espínola / Agência AL

Piso catarinense teve aumento de 7,61% aprovado na ALESC este ano

A terceira faixa do salário mínimo estadual aprovado na ALESC no início do último mês de abril obteve uma correção de 7,61% e atingiu um ganho real de 1,68%, pois a inflação registrada pelo INPC-IBGE de janeiro a dezembro de 2022 foi de 5,93%.

De acordo com a Lei Complementar 459/2009, o piso salarial de Santa Catarina deve ser reajustado todo dia 1° de janeiro e possui quatro faixas diferentes que determinam os salários mínimos que devem ser pagos por cada setor produtivo do Estado.

A terceira faixa abrange, entre outras categorias, os comerciários, mas todos os níveis do mínimo estadual obtiveram ganho real este ano com a correção média de 7,43%. O índice segue uma tendência registrada pelo DIEESE no país inteiro, pois 74,1% das datas-base fechadas no Brasil entre 1° de janeiro e 10 de abril de 2023 tiveram ganho real.

Para a Presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “o TJSC tem dinheiro, independência financeira e espaço na Lei de Responsabilidade Fiscal para aprovar aumento real para a nossa categoria, então a gente precisa ampliar a mobilização da nossa Campanha Salarial que já conquistou o reajuste da inflação aprovado no último Órgão Especial”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *