Participantes elogiam palestrantes e temas abordados

Servidores de diversas comarcas do Estado estavam presentes neste sábado (11), no VII Congresso Estadual do SINJUSC, que ocorreu em Balneário Camboriú, no Hotel Marambaia, durante todo o dia.

Delegados eleitos por suas comarcas e observadores prestigiaram as palestras de três importantes conferencistas, debateram os principais pontos abordados, expuseram as dificuldades enfrentadas nas suas áreas de atuação e, ao final, a Diretoria do SINJUSC, nos termos do art. 63 do Estatuto, apresentou nominata de cinco servidores para formação da Comissão Eleitoral; após discussão, com ressalvas, a plenária aprovou por unanimidade a composição do grupo e referendou o presidente eleito pela comissão, na pessoa do presidente da Associação Catarinense dos Oficiais da Infância e Juventude (ACOIJ), Éder Roberto Momm.

Como convidado especial, o evento teve a participação do Coordenador-Geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR), José Roberto Pereira, que expôs as mazelas enfrentadas pelos servidores do Judiciário naquele Estado.

O primeiro convidado a palestrar foi o economista e supervisor técnico do Dieese em Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, que fez uma leitura sobre as ameaças aos direitos sociais e trabalhistas conquistados por importantes movimentos sindicais. Ponderou também sobre o papel do trabalhador nesse momento de crise econômica.

“Há um conjunto de ameaças à soberania do Brasil e a classe trabalhadora e as entidades que a defendem precisam lutar para que o problema da crise não seja transferido ao trabalhador, que já está pagando a conta. No entanto, é preciso sustentar o discurso para acumular força e sair com dignidade”, defendeu.

A psicóloga e perita do Judiciário de Santa Catarina, Lirdia Rosane Baisch Meira, segunda palestrante, ministrou sobre a “Saúde e as Relações de Trabalho”, detalhando as doenças ocupacionais e psicossomáticas vinculadas à atividade laboral e outros fatores.

“Na vida precisamos equilibrar o tripé entre família, trabalho e lazer. Quando há desarmonia desses pontos observamos a frustação, falta de expectativa, sofrimento emocional. Fomos ensinados a não falar o que sentimos e pensamos, e isso nos adoece”, explanou.

Em seguida, o segundo secretário da FENAJUD, Israel Santos Borges, debateu a autonomia sindical e os desafios do sindicalismo no Judiciário, discorreu ainda, sobre a série de ataques aos direitos dos servidores públicos mascarada no Projeto de Lei Complementar 257/2016, que tramita no Congresso Nacional.

“O Judiciário que está aí não é o que queremos. Precisamos lutar por uma política igualitária de tratamento entre servidores e magistrados”. Sobre o PLC 257, o dirigente mobilizou os servidores a participarem da campanha #Nós não vamos pagar a conta. Diga não ao PLP 257.

Elogios não faltaram à programação do VII Congresso do SINJUSC. A satisfação foi medida pelo amplo interesse da categoria, que manteve grande auditório durante o evento.

Para o servidor aposentado, Luiz Nascimento Carvalho, as palestras foram ótimas, cujos temas abordados atenderam às expectativas dos participantes. “Os palestrantes ministraram muito bem o que foi proposto, sabiam do que estavam falando. A maneira como foram conduzidos os debates também merece elogios. Parabéns a toda a equipe”, felicitou.

A opinião é compartilhada pela servidora lotada em Lages, Daniele Burigo Marques Heinzen.

“Foram palestras de ótima qualidade. Os palestrantes estavam muito bem preparados, conseguiram demonstrar de forma clara a atual realidade do Brasil e do Judiciário, tanto nas áreas de economia, saúde e sindicalismo. Faço destaques aos palestrantes, Lirdia Rosane Baisch e José Álvaro, que ponderou os problemas de saúde atrelados ao trabalho, situação que atinge mais de 70% dos servidores, e sobre a crise econômica e os caminhos necessários para enfrentá-la, respectivamente”, pontua.

Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral é composta pelos seguintes servidores: Éder Roberto Momm, Fernando Amorim Coelho, Geovanni Vasconcelos Pereira, Paulo Ruver e Ana Marcia de Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *