Na última sessão do órgão especial do Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (15/08), o diretor de Orçamento e Finanças (DOF) apresentou o orçamento para 2019. Nos valores bilionários informados, não há qualquer valor destinado aos trabalhadores, exceto a reposição inflacionária (data-base 2019).
Questionado pelo Desembargador José Carlos Carstens Köhler, visitado há poucos dias pelo SINJUSC, o diretor da DOF revelou que não há, inicialmente, previsão para o reajuste no auxílio-alimentação requerido pelo Sindicato.
Entretanto, poucos dias antes, em processo administrativo sobre a reposição do auxílio-alimentação, a DOF informou que havia dinheiro, a depender da priorização da Administração do Tribunal (veja AQUI).
Além de Carstens Köhler, os desembargadores Torres Marques e Stanley Braga também se manifestaram sobre a necessidade do reajuste. O Des. Stanley sugeriu que a administração refletisse para que a matéria seja pautada formalmente no Órgão Especial.
O corte nos R$ 300 no auxílio-alimentação prejudicou os trabalhadores e trabalhadoras. Em alguns casos, este montante corresponde a mais de 15% do salário. No diálogo feito com os desembargadores(as) ficou claro o apoio da maioria para o pleito.
O SINJUSC segue ampliando o apoio ao pedido com os desembargadores e convida todos os trabalhadores a conversarem com os magistrados sobre a importância deste reajuste.