Na defesa do serviço público, Fazendo Escola lança livro e soma apoio em Frente Nacional

Nesta terça-feira (13), a diretoria do SINJUSC esteve em Brasília (DF), na Câmara dos Deputados, em lançamento nacional de livro e cartilha para formação de trabalhadores sobre o mundo do trabalho. As obras foram produzidas e organizadas pelo Fazendo Escola e a UFSC, por meio do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro).

O lançamento contou a presença de diversas autoridades políticas e sindicais e aconteceu durante a agenda de atividades que marcou a reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Servidor Público. Para ler as publicações, acesse AQUI o livro e AQUI a cartilha.

A presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues, participou da mesa de abertura e relembrou em sua fala a importância do lançamento das publicações, que se tornou possível com o uso das emendas parlamentares. “A nossa tarefa é fazer a luta e disputar a hegemonia para que a gente possa construir no nosso Estado o sentimento de solidariedade, de comunidade, e de luta pela dignidade de todos os trabalhadores”.

O lançamento da cartilha tem como objetivo a transformação social e a não hierarquização dos saberes, segundo o vice-presidente Neto Puerta: “A Frente consegue juntar muitas forças do Brasil inteiro, de sindicatos envolvidos com o serviço público, na perspectiva da defesa dos serviços e servidores, e alinhado à isso, o processo de formação que no SINJUSC a gente está tentando fomentar em parceria com a Universidade Federal a partir de pesquisas, juntando a parte teórica com a prática do sindicalismo”, ressaltou Neto.

Além da presidenta e do vice-presidente, participaram do evento as diretoras Ellen Caroline, Jaqueline Alexandra, Ângela Daltoe, Valfrida de Oliveira e a socióloga do Fazendo Escola, Camila Souza Betoni.

A cartilha e camisetas do SINJUSC foram entregues aos deputadas e deputados presentes, em especial aos parlamentares, Guilherme Boulos, Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna, que sempre se posicionaram em defesa dos trabalhadores e do serviço público.

DEFESA NACIONAL DO SERVIÇO PÚBLICO|

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público atuou na grande resistência dos servidores evitando a aprovação da ‘deforma administrativa’, a PEC 32/20”.

Além da mobilização contra a PEC 32/20, a Frente já definiu outros temas essenciais como o novo regime de recuperação fiscal, o PLP 93/23, conhecido como Arcabouço Fiscal, que está em análise no Senado e apresenta limitações e congelamento para os investimentos públicos, como reajustes aos servidores públicos e realização de novos concursos, caso o governo não consiga cumprir os limites estabelecidos.

A Frente do Serviço Público atua, desde 2007, na defesa dos trabalhadores públicos das esferas federal, estadual e municipal, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.  O colegiado é coordenado pelos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Zenaide Maia (PROS/RN), bem como pelos deputados Alice Portugal (PCdoB/BA) e Rogério Correia (PT/MG). Também fazem parte do grupo centenas de entidades associativas e sindicais, incluindo o SINJUSC.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Frente e jornalista Maryanna Aguiar Abreu

Fotos: Cristiano Eduardo e Valdemar – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Servidor Público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *