Mundos de Mulheres

Estão abertas até este sábado (10/06), as inscrições para o 13º Congresso Mundos de Mulheres (MM) – um encontro internacional e interdisciplinar de e sobre mulheres. Junto será realizado o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 (FG). Os eventos serão realizados de 30 de julho a 4 de agosto de 2017 no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis.

“Transformações, Conexões, Deslocamentos” é o eixo das discussões do encontro, buscando uma ampliação do diálogo em que se pretende deixar de lado a hierarquia Norte-Sul. No final, o Congresso deve propor perspectivas para estudos feministas e de construção feminista.

Algumas personalidades mundiais estarão presentes no Congresso:

Eun-Shill Kim, da Coreia do Sul, é professora e diretora do Centro Asiático de Estudos de Mulheres, da Universidade de Mulheres Ewa. Antropóloga e especialista em Antropologia da Medicina, pesquisa sobre os temas corpos de mulheres, sexualidade, nacionalismo, globalização e migração, produção de conhecimento feminista e estudos pós-coloniais.

Virginia (Gina) Vargas, do Peru, fundadora do Flora Tristán Center, organização que estuda, educa e faz lobby para os direitos das mulheres. Vargas tem pressionado por direitos reprodutivos para as mulheres no Peru e é reconhecida internacionalmente como um dos principais defensores dos direitos das mulheres peruanas. Como pesquisador, estudou os movimentos sociais do Cone Sul e o papel das mulheres no desenvolvimento econômico.

Clare Hemmings é professora na Inglaterra, de teoria feminista, e tem trabalhado em tempo integral no Instituto de Gênero da London School of Economics desde 1999. Suas principais contribuições para pesquisa estão no campo de estudos transnacionais de gênero e sexualidade.

Eleonora Menecucci de Oliveira – socióloga brasileira e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Professora titular de saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Militante política, foi presa em 1971. Esteve no presídio Tiradentes com a também militante Dilma Rousseff, de quem era vizinha e colega de faculdade em Belo Horizonte. Tal como a presidente, Rousseff, Eleonora também foi submetida a torturas quando presa.

Maria Odete da Costa Semedo é uma escritora de Guiné-Bissau.Fundadora da Revista de Letras, Artes e Cultura Tcholona, publicou um livro de poemas “Entre o Ser e o Amar”, em Bissau (1996). É pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, para as áreas de Educação e Formação.

É a primeira vez que o Congresso Mundo de Mulheres será realizado na América do Sul, e dele participam representações de todo o mundo. Veja tudo sobre o MM Aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *