Mobilizações marcam junho de luta dos trabalhadores

Na luta em defesa de seus direitos, trabalhadores realizaram nesta terça-feira, 20, mobilizações em diversas capitais, preparando a greve geral do próximo dia 30. Os trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina também estão mobilizados para esta luta geral do povo, assim como para cumprir decisão da assembleia de 14/06, de parar por 24 horas no próximo 13 de julho.

A categoria decidiu pela paralisação no mesmo dia em que busca finalizar negociações com a administração do Tribunal de Justiça sobre a data-base e o pagamento de atrasados, inclusive dos aposentados.

Apesar de ter dinheiro – tanto que o TJ apresentou superávit no ano passado e já tirou cerca de R$ 40 milhões da conta de salários para apresentar como parte do superávit em 2017 -, o Tribunal propôs parcela em pequenas gotas de tudo o que deve aos trabalhadores, até janeiro do ano que vem, além de, novamente, não acertar seus débitos com os trabalhadores na hora certa, que é maio, mês da data-base. Pagar as dívidas em dia e na hora certa é compromisso ético de todos, além de um compromisso do empregador com a justiça social.

Luta de todos

Convocados pelos próprios trabalhadores das centrais sindicais, diferentes categorias compareceram a atos públicos realizados nesta terça-feira, 20, em diversas capitais, em preparação à greve geral do próximo dia 30. As mobilizações são contra a destruição da previdência e da legislação trabalhista, contra a terceirização da atividade fim e pela auditoria da dívida pública.

Em Florianópolis, a concentração foi na frente da Catedral Metropolitana entre 16h30min e 21h. Atos culturais animaram os participantes. Em Lages, o esquenta foi no calçadão da Praça João Costa, centro da cidade, a partir das 15h, com uma mateada pela democracia e pelos direitos. Já o ato em Joinville foi realizado no aeroporto do município, contra todas as reformas que retiram direitos do povo e dos trabalhadores, e contra a privatização da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *