A primeira presidenta da história do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, foi eleita com 1.489 votos, o que representa 73,78% dos eleitores que participaram da Eleição. Mas de acordo com ela “agora não tem mais isso de quem votou em quem, o Sindicato é das filiadas e dos filiados, em última instância, é de toda a categoria, e na nossa gestão tem espaço pra quem quiser participar”.
Apesar de grande parte da força de trabalho do judiciário catarinense estar trabalhando à distância e dos temporais que atingiram todo o Estado no dia da eleição, 2.018 filiadas e filiados votaram em um universo de 4.103 aptos, atingindo uma participação de 49,18% do quadro da entidade.
O domínio da Chapa 1: SINJUSC no Rumo Certo é um pouco maior quando o recorte utilizado é o número de vitórias por comarca: 76,4%. A chapa vencedora prevaleceu em 94 de um total de 123 urnas apuradas em todo o Estado. Houve ainda empate em 3 urnas e outras 5 comarcas/locais de trabalho não participaram destas eleições.
A Chapa 1 obteve também a maioria dos votos em todas as mesorregiões do Estado com 70,7% no Oeste, 75,7% no Norte do Estado, 63% na Serra, 72% no Vale do Itajaí, 73,2% na Grande Floripa e 72,3% no Sul catarinense.
A participação de filiados aposentados ou trabalhando à distância pelos Correios também foi significativa, 489 votos foram coletados na Caixa Postal das Eleições. O número de votos em separado ficou abaixo da expectativa, apenas 274 (13,6% do total), mas isso acabou garantindo maior segurança do pleito na medida em que reduziu o risco de duplicidade.
CLIQUE AQUI para ver o Mapa da Apuração elaborado pela Comissão Eleitoral e saiba como foi a votação na sua comarca.