Manifesto reúne 1,5 mil servidores que prometem entrar em greve na próxima quinta-feira, caso o TJSC não atenda suas reivindicações

Servidores do poder judiciário realizaram na tarde de ontem, dia 31 de março, em frente ao TJSC, a maior assembleia da história do SINJUSC. Cerca de 100 comarcas do Estado estavam representadas por 1, 5 mil trabalhadores. O objetivo foi cobrar do órgão a aprovação do NPCS. A categoria, que esta em estado de greve, solicitou que o plano seja enviado à Alesc em 30 dias.

Além disso, pediram também que antecipem a data-base para este mês, com pagamento de reposição salarial das perdas inflacionárias sobre o vencimento e auxílio-alimentação, mais incremento de 16% na reposição salarial e que, durante a tramitação do NPCS não ocorra nenhuma aprovação de pagamentos retroativos para a magistratura do Estado.

Após a assembleia, o sindicato entregou ao TJSC um ofício solicitando que o tribunal se manifeste até a próxima quarta-feira, dia 8. Caso o pedido não seja aceito, os servidores entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira, dia 9 de abril.

Com a manifestação, as 111 comarcas do Poder Judiciário do Estado tiveram as atividades paralisadas, atendendo em regime de plantão.

Caso haja greve, a maioria da categoria deliberou pela não devolução do imposto sindical, pago por filiados e não filiados. “Este recurso é necessário para suprir os gastos de uma greve”, explica o presidente do SINJUSC, Láercio Bianchi.

Para tanto, como forma de fazer o movimento grevista ganhar força, um novo Comando de Greve foi convocado, agora, sendo representado por mais 21 pessoas. Totalizando 32 servidores.

Indignação
Mesmo sob o sol forte, os servidores vestidos de preto e fazendo uso de panelas, apitos e buzinas, deixaram bem claro o descontentamento com o tribunal “Faz muito tempo que tentamos negociar com o TJ e o que recebemos é descaso. Temos que pressionar e cobrar nossos direitos. Este ato demostra o tamanho da indignação da categoria, que está pronta para entrar em greve”, argumentou o servidor da comarca de Blumenau, João Paulo Campos.

A aposentada Morango Carvalho completa: “Trabalho para a justiça, mas somos injustiçados todos os dias. Saio desta assembleia com a esperança de mudanças e espero, que esta união vista hoje, perpetue para sempre”, frisou. 

Resposta ao TJSC

Mediante nota divulgada pelo TJSC nesta terça-feira, a direção do SINJUSC esclarece: “O tratamento desproporcional na distribuição orçamentária entre magistrados e servidores é fato. Ressaltando que, os benefícios divulgados pelo TJSC, como o auxílio-saúde, foi concedido por verba patronal. E os demais benefícios citados atingem pequena parcela da categoria. Reforçamos que o NPCS beneficiará todos os servidores do Estado, inclusive os aposentados”, defende secretário de política sindical, Luiz Carlos Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *