O 3º Encontro Coletivo de Negras e Negros do Judiciário Catarinense e o 1º Encontro de Negras e Negros dos Judiciários Estaduais da Região Sul acontecem nos próximos dias 22 a 24 de novembro e vão abordar questões como migração, diáspora e xenofobia. Além da ênfase na luta antirracista, o tema dialoga com relatos recentes de discriminação sofrida por pessoas oriundas de outros estados do Brasil na região Sul.
Os encontros são realizados em conjunto, no Eco Hotel Oceanomare, localizado na Rodovia João Gualberto Soares, 5158, no bairro do Rio Vermelho, em Florianópolis. As vagas são limitadas, então preencha o formulário de inscrição clicando AQUI. A programação completa do encontro será disponibilizada em breve aqui no site e nas redes do SINJUSC e dos sindicatos parceiros da Região Sul: Sindjus-RS e Sindijus-PR.
O título do encontro “Pelas ondas de Iemanjá atravessamos esses mares: diáspora, migração e xenofobia” foi escolhido porque “de acordo com religiões de matriz africana, o Itã de Iemanja, revela que durante os anos de sequestro dos povos de África, as/os nossas/os ancestrais, se dirigiam até o mar pedindo o retorno, e colocando a ela seus sofrimentos. Iemanja ouvia tantas dores que precisou ir para o fundo do mar e curar seu Ori.”
“Se “pelas ondas de Iemanja” nossas/os ancestrais “atravessaram esses mares”, certamente por essas mesmas ondas, puderam lavar um pouco de tanto sofrimento, e, na resistência incansável, fazer com que hoje possamos estar aqui para falar de uma temática tão cara a nós – xenofobia – exigindo o seu enfrentamento e superação”.