Nos dias 4 e 5 de novembro, o SINJUSC e o Coletivo de Negras e Negros do Judiciário de Santa Catarina (CNNJ-SC) realizam o 1º Encontro do segmento no Quilombo Vidal Martins, Rio Vermelho – Florianópolis. Como já havíamos noticiado antes, as vagas são limitadas e as inscrições encerraram na tarde de hoje (25/10)
O tema do Encontro é uma composição de dois versos da poesia do artista negro Solano Trindade que traduziu o som dos trens que circulam na região da Leopoldina no Rio de Janeiro em solução para um dos maiores problemas da humanidade, “tem gente com fome: dá de comer”. Colocado dessa maneira, a questão parece simples, mas ao final da poesia, Solano explica “o freio de ar, todo autoritário, manda o trem calar, Pisiuuuuuuuuu”.
Para Ellen Pereira do CNNJ-SC, “a fome é um problema estrutural de nossa sociedade, afinal, ela resulta de desigualdades que são históricas ao longo da formação social brasileira. É absurdo que o Brasil ao invés de superar essa desumanidade por meio de políticas públicas, tenha retornado ao mapa da fome. Esse tema precisa ser debatido, e compreendido a partir do atravessamento da classe social, raça e gênero.”
Os últimos detalhes da programação estão sendo acertados pela organização do Evento que ainda aguarda algumas confirmações. Mais informações serão divulgadas pelo site e redes sociais do SINJUSC e do Coletivo.
Quem pode participar?
Olá, Kathia. O evento é aberto aos trabalhadores filiados ao SINJUSC.