A Rede Nacional de Formação da Fenajud (RENAF) está de volta. A decisão foi tomada durante videoconferência, na quinta-feira (07), que contou com a participação dos membros da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), Alexandre Santos, Janivaldo Nunes, Emanuel Dal’Bello, Luiz Claudio e Neto Puerta – que assumiu a Coordenação de Formação Sindical da entidade recentemente.
No primeiro item de pauta, Alexandre citou o processo de criação da RENAF, do plano pedagógico já escrito e a ideia de criação de um método de formação a partir da experiência do movimento sindical com bases teóricas ligadas às universidades e pesquisadores. Em sua explanação ele frisou a necessidade de as coordenações regionais estabelecerem vínculos com as suas respectivas Universidades Federais.
Os dirigentes citaram ainda a realização de 2 atividades: do RN e RS, que tiveram como tema a análise crítica do documento do Banco Mundial sobre o judiciário latino-americano e caribenho; formação social do Brasil.
Em seguida os dirigentes dialogaram sobre o 3º Encontro da RENAF. Dessa forma, deliberou-se por organizar e articular com os demais sindicatos o encontro. Este deverá ocorrer de forma online, em um espaço onde cada sindicato exponha as suas experiências com formação e as atuais demandas.
Além disso, cada sindicato poderá levar algum representante da Universidade, caso tenha algum vínculo para falar da experiência desta troca. Durante a reunião, os dirigentes avaliaram a realização de reuniões uma vez por mês, para debater sobre o andamento dos respectivos projetos.
Uma nova reunião será realizada em Brasília, com o intuito de afinar os próximos passos para que a Rede de Formação seja reativada em um futuro breve.
Com informações da Fenajud