Fazendo Escola marca presença em evento sobre o mundo do trabalho, na UnB

Em evento na Universidade de Brasília (UnB), o Fazendo Escola lançou duas publicações (livro e cartilha) sobre o mundo do trabalho, produzidos coletivamente com o Lastro-UFSC. A atividade aconteceu entre os dias 05 e 09 de setembro durante o XVIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).

Sob a temática “Futuros do Trabalho: reconstruindo caminhos para a proteção social no Brasil”, sindicalistas, professores, pesquisadores, sociólogos e alunos discutiram uberização do trabalho, articulações entre racismo e capitalismo brasileiro, gênero e economia do cuidado, sindicalismo e resistência dos trabalhadores e regulamentação do trabalho no Brasil.

Na programação, que contou com conferências, mesas redondas e sessões de grupos temáticos multidisciplinares, um artigo da presidência do SINJUSC, escrito por Neto Puerta e Carolina Costa Rodrigues foi aprovado para debate. O conteúdo promove o pensar a partir da “ampliação da atuação sindical como forma de enfrentar as novas dinâmicas do trabalho não presencial do judiciário catarinense“.

Para a socióloga do Fazendo Escola, Camila Betoni, presente no encontro, a presença de sindicatos nutre e absorve as necessárias discussões que o mundo do trabalho sofre.

“Muitas pesquisas apresentadas no encontro da ABET mostraram, a partir de dados empíricos, os efeitos devastadores da Reforma Trabalhista de 2017 na precarização da vida e da saúde de trabalhadores de diferentes categorias. Outras pesquisas, entretanto, apontam que a proteção social é mais resistente onde há organização coletiva dos trabalhadores. Nesse sentido, foi muito importante a presença de sindicalistas em várias mesas de debate do encontro”, aponta Betoni.

NOVA DIREÇÃO DA ABET|

Ao final do evento, a professora e coordenadora do Lastro, Thaís Lapa, foi eleita a nova presidente da ABET. Ela assume o mandato a partir de 2024. Por conta disso, o próximo encontro da associação, em 2025, será em Florianópolis. Lapa atua junto com o Fazendo Escola nos projetos da UFSC.

LIVRO E CARTILHA|

O livro e a cartilha são resultados do Ciclo Internacional de Seminários “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino americanas”. A cartilha é um material voltado a atividades de formação política, na perspectiva da educação popular. O livro, uma coletânea de artigos, se propõem a aprofundar os temas em torno das mudanças do mundo do trabalho que emergiram nas últimas décadas.

Para ler o livro, CLIQUE AQUI.
Para ler a cartilha, CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *