No dia 13 de junho, o Fazendo Escola vai lançar o livro e a cartilha sobre o mundo do trabalho elaborados em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC (Lastro) em Brasília, durante a instalação da Frente Parlamentar Mista Em Defesa do Serviço Público. O lançamento das publicações acontece a partir das 10h30 no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
PLANEJAMENTO DO FAZENDO ESCOLA INCLUI LANÇAMENTOS EM OUTRAS CAPITAIS
A realização de lançamentos das publicações em outras capitais brasileiras faz parte do planejamento do Fazendo Escola para 2023 realizado na quinta, dia 1º de junho, na sede do SINJUSC. Além de Brasília, Porto Alegre também deve realizar um evento semelhante até o final do mês. Outra atividade que será retomada a partir de setembro é o Cine Debate.
O planejamento também definiu as diretrizes dos projetos de formação do Fazendo Escola que devem ser populares, para alcançar a maior número de pessoas possível, abertas, para facilitar a integração do sindicato com a comunidade, horizontais, capaz de aproveitar o conhecimento de todas e todos que participam, práticas, ao levar em conta questões do cotidiano das pessoas, e militantes, para oferecer uma visão crítica do ponto de vista da classe trabalhadora.
Dirigentes do Sindjud-PE, do Sindjus-RS, Sindijus-PR, do Simpe-SC e do SINJUSC participaram do planejamento. Sintrajusc e Sintaj-BA também fazem parte do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo Fazendo Escola, fundado em 2011 para promover estudos, pesquisas e formação nos campos da educação, trabalho, saúde, justiça, economia, cultura e cidadania.
De acordo com a Presidenta do SINJUSC e do Fazendo Escola, Carolina Rodrigues Costa, “neste planejamento nós avançamos na criação de uma estrutura de formação que tem um direcionamento político bem definido e que foi construído a partir de uma coletividade de sindicatos. Além disso, definimos uma estrutura de organização das atividades em formatos diversos e em diferentes espaços territoriais o que possibilitará a adaptação dos conteúdos propostos tendo em conta a realidade de cada categoria dos estados que compõem o Fazendo Escola. Também é importante sinalizar que para além da disseminação de conteúdo, nós desejamos refletir sobre as próprias metodologias de formação”