Núbia Garcia | Jornalista
O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina (SINJUSC) promove entre quinta-feira e sábado (26 a 28) o 9º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Poder Judiciário de Santa Catarina. Sob o tema “Esperançar é verbo: coletividade para construir o futuro do trabalho”, o evento – que é o primeiro realizado pelo sindicato após dois de isolamento social – reuniu trabalhadores do setor vindos de diversos municípios do Estado.
De acordo com a organização, o evento remete a dois anos duros para a classe trabalhadora, para o ensino público e para o serviço público de um modo geral e, ao mesmo tempo em que se criaram alternativas de resistência, também foram abertos espaços para compreender a realidade pós-pandêmica e, assim, transformá-la em favor dos trabalhadores.
“O esperançar é verbo no sentido de que, apesar de toda a dificuldade do momento que a gente está vivendo, de ataque ao serviço público, tendo o servidor público [sendo visto] como um dos vilões da crise, é possível a gente construir uma sociedade diferente, que apoie outros ideais que não os que estão postos. A gente acredita que isso só poderá ser feito através de uma construção coletiva, da criação de laços e de espaços de comunidade. O congresso tem essa temática porque a gente acredita que dá pra construir um caminho, coletivamente, sem medo e sem problema com as contradições”, analisa o presidente do SINJUSC, Neto Puerta.
A secretária-geral do sindicato e coordenadora de Formação, Carolina Rodrigues Costa, ressalta que as relações de trabalho sofreram um grande impacto com a pandemia e, neste período, também foram intensificados os ataques aos trabalhadores, especialmente os do setor público, apontados como vilões da crise pós-pandêmica. Segundo ela, para compreender estes efeitos, é preciso ter um novo olhar para o tema.
“Isso só vai acontecer a partir da discussão e da oferta de ferramentas para que os trabalhadores possam olhar para esta nova realidade e compreendê-la. Se a gente conseguir fazer o trabalhador entender esse contexto, compreender que ele é político, que pode ser revertido e que isso depende de uma ação coletiva, a gente avança. Mas, pra isso, tem que ter formação, conhecimento da realidade, pra que seja possível construir um projeto coletivo. A formação é fazer com que as pessoas tenham acesso ao mesmo tipo de informação, para que entendam o porquê da luta, o porquê do funcionamento e a importância do sindicato. Precisamos oferecer elementos para que as pessoas entendam o sindicato e se juntem na luta por direitos”, explica.
EVENTO PRESTIGIADO |
A abertura do 9º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Poder Judiciário de Santa Catarina, que acontece no Hotel Cambirela, em Florianópolis, foi prestigiada pelo 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Altamiro de Oliveira.
Funcionário do TJSC por oito anos durante a década de 1980, o hoje desembarcador reconhece a importância da realização de eventos promovidos pelo sindicato, voltados à formação dos dos servidores.
“A atual administração dá uma atenção muito grande para todos os agentes do poder judiciário, sejam os juízes, os desembargadores ou os funcionários. O Tribunal de Justiça se sente muito feliz em poder participar desse evento, e eu, particularmente, por ser egresso da classe dos funcionários. Hoje na qualidade de representante do Tribunal de Justiça, vejo como muito importante essa união que a nova administração passa a ter com os servidores”, destaca.
CONFERÊNCIA E APRESENTAÇÃO CULTURAL MARCARAM O PRIMEIRO DIA DO CONGRESSO|
A cerimônia de abertura do 9º Congresso do SINJUSC contou com a participação da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Criciúma e presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Jucelia Vargas Vieira de Jesus; o coordenador da região Sudeste da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados e diretor do Sindjud Espírito Santo, Nelson Lara Siqueira Junior; além do desembargador Altamiro de Oliveira; e do presidente do SINJUSC, Neto Puerta, dentre outras autoridades.
Além de marcar o momento de encontros e reencontros, debates e formulação de ideias, o congresso também assinala o encerramento da “2ª Jornada Científica: estudos sobre Trabalho”, promovida pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC).
Para o encerramento da jornada, estiveram presentes o vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC e pesquisador do Lastro, Jacques Mick; a coordenadora do Lastro e integrante da coordenação da Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho (Resist), Thais Lapa; e a presidenta do projeto Fazendo Escola e secretária-geral do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa.
A conferência de abertura foi proferida pela poeta, filósofa e psicanalista Viviane Mosé. O encerramento do primeiro dia de congresso foi marcado pela apresentação da banda Cores de Aidê, formada por mulheres que, por meio do ritmo samba reggae, de suas danças e composições, honram o direito à liberdade.
TRANSMISSÃO AO VIVO|
O 9º Congresso do SINJUSC está sendo transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube.
Boa tarde!
Parabéns ao SINJUSC pela realização do evento, pois tratou de temas de muita importância ao momento atual e que envolve a todos nós, de um modo geral.
Gostaria de fazer uma pergunta: O Sindicato, como falado em outra notícia, têm a agenda de reuniões semanais com a Presidência, para tratar dos diversos assuntos da pauta da categoria.
Então, nesta semana acredito que tenham tido também outra reunião. Isso posto, há (ou foi tratado) algum novo posicionamento a respeito do descongelamento dos triênios, assim como do pagamento do retroativo da data-base 2021 (6,76%)?
(Considerando que a URV permanece no aguardo dos levantamentos de dados da Administração)
Olá, Renato. Tudo bem? Sim, o próprio desembargador Altamiro de Oliveira, que esteve presente na abertura do evento, destacou o diálogo permanente construído entre o sindicato e o Tribunal e também mencionou sobre as negociações da URV e Triênios. Está na transmissão do ao vivo pelo Canal do Youtube (SINJUSC TV).
O que esse desembargador disse sobre os triênios!? Um absurdo!!! Só pensam em VPNI e nem o triênio devolveram pra folha!!!