Blasi no set de filmagem montado para a entrevista no Salão Nobre do 8º andar da Torre II do TJSC.

Entrevista de Blasi para documentário da URV revela bastidores da negociação

Na quarta (01/02), foi a vez do Presidente do TJSC, Des. João Henrique Blasi, conceder entrevista para a equipe do SINJUSC que está produzindo um documentário sobre a conquista da URV. Na entrevista, Blasi fala sobre os bastidores da negociação e remonta diálogos que teve com o Sindicato antes e durante a gestão Roesler, quando ocupou o cargo de 1º Vice-Presidente.

O atual Presidente do Tribunal falou das conversas com o relator da Ação Rescisória do SINJUSC, Des. Artur Jenichen Filho,  e com outros desembargadores do Grupo de Câmaras de Direito Público que viabilizaram a suspensão do julgamento em favor de um entendimento na esfera administrativa. Além disso, detalhes sobre a estratégia utilizada na mesa de negociação também foram revelados.

Na conversa gravada com a equipe do documentário, Blasi admitiu, pela primeira vez, que temia o sucesso da Ação Rescisória por dois motivos: a procedência total do pedido poderia inviabilizar gestões futuras do Tribunal e os pagamentos por precatório poderiam demorar anos.  

DOCUMENTÁRIO TAMBÉM TRAZ A VOZ DA CATEGORIA E DOS ADVOGADOS

Além de representantes da Administração do Tribunal como o Juiz Auxiliar Maurício Cavallazzi Póvoas e o próprio Presidente, o documentário ouviu os advogados Pedro Pita Machado e Daniel Mitidiero, autores da Ação Rescisória, tanto do ponto de vista jurídico quanto da negociação administrativa.

A diretoria do SINJUSC e representantes da categoria também gravaram entrevistas remontando décadas de luta pela correção da URV e todos os sentimentos que afloram desse processo, como a lembrança de companheiros que faleceram antes de receber o direito.

Com as entrevistas praticamente encerradas, a previsão é que o documentário entre na fase de pós-produção (edição e finalização) no início de março, mas ainda não foi possível fixar a data do lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *