Encontro dos Aposentados reúne público com palestras

Segue até esta terça-feira (30) o 11º Encontro dos Aposentados, promovido pelo SINJUSC no Itá Resort & Spa. Esta segunda-feira (29) foi agitada para os mais de 250 participantes vindos de todas as localidades de Santa Catarina.

Após um café da manhã reforçado, os aposentados do poder judiciário iniciaram as atividades assistindo a apresentação do Secretário de Assuntos Jurídicos, Mauri Raul Costa, que falou sobre a reposição de 11,98% da URV – que é muito provável que a ação vá ao STF que tem entendimento pacificado; também falou sobre o Abono de R$ 100,00 para ativos e inativos que tinham aposentadorias até 2003 de até R$ 6.000,00 – ação de deve ter seu fim ainda este ano; ainda, férias não usufruídas e licença-prêmio; e ação rescisória Abelardo Firmino da qual muitos não receberam os precatórios.

Ainda na parte da manhã os participantes assistiram a palestra “Ao encontro da Sombra”, com Laércio Raimundo Bianchi, que tratou das nossas escolhas e das responsabilidades destas; sobre perdão, gratidão, crenças e as forças do nosso consciente e inconsciente. Inclusive com uma apresentação lúdica, aonde o público também assistiu a uma peça teatral “A comprida sacola que arrastamos atrás de nós”, que contou a história de Juliana, uma menina retraída pelas limitações impostas pela sociedade em diversas situações.

Por fim, o Médico Daniel Silveira Gomes proferiu a palestra “Aspectos Importantes de Saber e Querer VIVER com qualidade”. Na oportunidade, o Doutor alertou sobre as necessidades dos aposentados manterem as rotinas de exames e monitoramento da saúde mental, espiritual e corporal. “A maioria das doenças são causadas pela falta de cuidado com um desses três pontos: mente, espírito e alimentação”, disse Gomes. Ainda comentou sobre as principais doenças que se manifestam acima dos 50 anos de idade e como combate-las mediante hábitos saudáveis.

Emoção

Um momento muito especial foi ao final da palestra de Laércio Bianchi, quando os colaboradores – ao som da música ‘tente outra vez’ entregaram uma rosa para cada um dos aposentados que estavam no auditório. Foi inesperado e emocionante o momento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *