Encontro da Experiência lança “Carta de Balneário Camboriú”

Na Plenária do 13° Encontro da Experiência foi lida e aprovada a “Carta de Balneário Camboriú“, documento que relata os acontecimentos do encontro, a história dos aposentados e as bandeiras pelas quais os mesmos se comprometeram a lutar. O Documento também será entregue ao Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Rodrigo Collaço com a presença dos membros eleitos do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do SINJUSC.

No encontro realizado em Balneário Camboriú também foi reafirmado que o nome oficial do evento passa a ser “Encontro da Experiência“, pois isto aproxima os trabalhadores inativos dos ativos, reafirma que a experiência é o fator primordial e valoriza o trabalhador que já deu sua contribuição ao judiciário.

Leia abaixo a “Carta de Balneário Camboriú” na íntegra:

 

Carta de Balneário Camboriú

Mesmo com a chuva e o frio nestes dias 20/21 e 22 de agosto de 2018, nossa amizade, nossa experiência e a clareza de que dias melhores virão é que deixamos esta carta escrita como compromisso firmado entre nós, aposentados e pensionistas do judiciário, para que todos lembrem de nossas lutas, vitórias, derrotas, alegrias e tristezas, mas que, com os dias do porvir, serão melhores do que hoje.

Nestes três dias de atividade profícua em Balneário Camboriú, nos reencontramos, com nossos amigos, com nossas amizades, com nosso passado e com as esperanças no futuro. Dançamos, rimos, conversamos, aprendemos, nos comovemos e passamos nosso conhecimento para os demais que ficam. Para alguns que nada sabem da vida isso é uma afronta, mas para nós isso é saber viver, é construir amizade e ter certeza no futuro.

Nosso compromisso é primeiramente com nossa unidade. Não iremos nos dividir, pois nossa fortaleza é neste grupo gigante e que sempre irá crescer. Nosso compromisso é com a responsabilidade e a verdade naquilo que fazemos. Nosso compromisso é conosco mesmo, afinal de contas um compromisso assumido consigo mesmo é o melhor de nossas referências.

As bandeiras pelas quais lutaremos ainda este ano e até o próximo encontro da experiência são:

– por uma saúde universal e para todos, pois sem saúde nada somos;

– pela igualdade no tratamento entre ativos e aposentados, pois é isto que garante a nossa humanidade;

– para que os benefícios sejam efetivos e permanentes, pois a incerteza do futuro já se faz presente à cada um de nós que acorda diariamente.

Ao afirmarmos nossas bandeiras não esquecemos nossas pequenas lutas, pois são nos pequenos atos que se constrói o dia a dia, é na luta pela equiparação do auxílio-médico social ao auxílio-alimentação. É pela melhoria do SUS mas também da cobrança pela melhoria do SCSaúde. É na implantação de um PCS que atenda tanto os trabalhadores ativos como inativos. É na URV, paga aos magistrados e esquecida aos trabalhadores.

Esta carta não é uma “promessa de ano-novo”, ela é um compromisso firmado entre nós que já temos idade e experiência para saber que o tempo é curto, às vezes vilão, e assim, olhando adiante de frente para o mar de Balneário Camboriú, irmanados, saímos com a esperança de novos tempos, novos dias em que estas lutas e bandeiras sejam apenas lembranças, pois nossas conquistas deverão ser direitos e garantias.

Encontro da Experiência – Balneário Camboriú – 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *