Em manutenção… até o final do dia

Na tela inicial da página do Tribunal de Justiça (www.tjsc.jus.br) na tarde de hoje (08-09), a notícia em destaque era a manutenção de todo o sistema SAJ. A notícia, na sua íntegra, foi assim apresentada à sociedade:

“Manutenção. O Portal do PJSC encontra-se em manutenção. Os principais serviços que permanecem disponíveis podem ser acessados por meio dos links listados a seguir. Ressalta-se que os serviços de consulta processual e peticionamento eletrônico do portal e-SAJ também estão indisponíveis. Conforme a Portaria GP N.477 de 4 de Setembro de 2017 os prazos processuais que se iniciarem ou findarem no dia 08/09/2017 ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente. Em breve, o acesso estará normalizado.”

Ou seja, qualquer consulta processual ou peticionamento eletrônico do portal e-SAJ ficou indisponível tanto para trabalhadores como para advogados e partes. Mais de 75% dos processos do primeiro grau são informatizados, e os outros 25%, também são gerenciados pelo SAJ, apesar de existirem fisicamente. Assim, torna-se impossível desenvolver trabalho útil dentro do judiciário com o sistema SAJ fora do ar.

Bem colocou uma colega nas redes sociais que, hoje, existiam duas opções: a primeira, pegar folga (08/09) e pagar com horas realmente úteis para a sociedade; a segunda, ir ao trabalho, ficar sentado o dia inteiro e não produzir praticamente nada. As opções eram basicamente estas para os trabalhadores.

Não se fomenta o “gazear serviço”, mas temos todos o dever de trabalhar adequadamente para a sociedade, sem desperdício. Como ficam os colegas que estão em teletrabalho? Sem acesso ao sistema devem ficar parados na frente do computador “fazendo hora”?

O acesso ao portal retomado apenas no final da tarde de hoje não é de valia para ninguém, ainda mais numa sexta-feira cravada no meio de um feriado e um final de semana.

 

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