Educação Política: Para que serve e o que faz o movimento sindical?

O Diap lançou recentemente a 3ª edição, revisada e ampliada, da cartilha “Para que serve e o que faz o movimento sindical”, que faz parte da série Educação Política. O material visa chamar a atenção para o papel dos sindicatos na construção de consciência da classe trabalhadora e, em consequência, na organização e fortalecimento das bases sociais da democracia, além de estimular ações de cidadania e despertar os trabalhadores para a importância da militância sindical.

No fim de 2012, o Diap já havia publicado a cartilha Noções de política e cidadania, disponível para leitura no site, assim como as demais materiais da série Educação Política. Clique Aqui e veja todos.

Em uma das várias abordagens do volume, é citado que o “trabalhador, organizado em sindicato, será representado por uma entidade e não terá que se expor isolada ou individualmente no enfrentamento ao patrão. A luta passa a ser coletiva, protegendo o trabalhador de eventual perseguição, garantindo força para a conquista, vocalizando desejos, ampliando a voz de cada um, criando respeito, valores e direitos”.

Em outro trecho, ambientado no viés político, os autores incitam a importância da atuação política: “As entidades sindicais são instituições eminentemente políticas e de formação social. Elas – embora devam priorizar o atendimento das demandas, pleitos e reivindicações de seus filiados – tem que atuar em favor de políticas públicas e do processo democrático, que vão além da luta meramente corporativa, no local de trabalho ou “coração” da fábrica. A politização dos dirigentes e da base deve ser constante e sempre visando à consciência e à emancipação política e social das classes trabalhadoras […] .” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *