Dr. Geraldo Corrêa Bastos, idealizador dos Jogos da Família Forense é homenageado no XXIX Jogos do Judiciário Catarinense

Com um currículo profissional e esportivo bastante extenso, Geraldo Corrêa Bastos é casado, lageano e corintiano.

Foi serventuário da justiça por 12 anos e trabalhou em Lages, Itajaí, Fraiburgo e Florianópolis. Retirou-se dos quadros do Judiciário passando para a Secretaria de Segurança Pública onde permaneceu por 05 anos, no cargo de Delegado de Polícia, exercendo as funções nas Comarcas de Caçador, Chapecó e Balneário Comboriú. Retornou ao Judiciário, na qualidade de Magistrado, já tendo exercido a judicatura nas Comarcas de Ituporanga, Rio do Sul, Trombudo Central, Braço do Norte, Joaçaba, Concórdia, São Domingos, Anita Garibaldi, Videira, Campos Novos e Curitibanos, onde permaneceu até o ano de 2006. Em Julho deste mesmo ano, veio removido para a Comarca de Lages, iniciando pela Vara da Família, Órfãos, Sucessões, Infância e Juventude. Atualmente é titular da Primeira Vara Criminal e Júri da Comarca de Lages.

Geraldo Bastos iniciou atividade esportiva jogando futsal nos campeonatos de grupos de jovens e nos jogos interbairros, ambos na cidade de Lages/SC, nos idos de 1970.

De 1973 a 1975, disputou os Jogos Abertos de Santa Catarina, integrando a equipe lageana, nas modalidades de futsal e tênis de mesa.

A partir de 1976, mudou-se para o Estado de São Paulo, fixando residência na cidade de Santos, onde permaneceu até meados de 1979. Também em Santos, participou de vários torneios de futebol de areia.

Em 1980 já estava de volta a Santa Catarina e através de concurso público, ingressou no Fórum de Lages, no cargo de Escriturário Datilógrafo, posteriormente denominado de Agente do Judiciário e atualmente conhecido como Técnico Judiciário. Pretendendo cursar a faculdade de Direito, curso que na época não era oferecido na cidade de Lages, efetuou remoção para a Comarca de Florianópolis em 1981 e logo após para a Comarca de Itajaí, onde concluiu o curso de Direito na Antiga FEPEVI (hoje UNIVALLE).

Em 1983, exercendo as funções no Fórum de Itajaí, o esporte voltou a ter um significado muito forte na vida de Geraldo. Sentia ele a necessidade de aproximar os amigos, colegas de trabalho, que o tempo mantinha afastado. Entendia ser de suma importância rever os companheiros, que a distância insistia privar da companhia. Enfim, a confraternização se fazia necessária, era uma medida imperativa. Não podia mais esperar. A hora havia chegado. Foi assim que nasceu, no ano de 1983, na cidade de Itajaí, o “Iºs Jogos Estaduais da Família Forense do Estado de Santa Catarina”.

Geraldo foi o idealizador dos Jogos da Família Forense e contou tão somente com o auxílio do serventuário Laércio Gonçalves, da comarca de Itajaí. Não foi fácil realizar aquele sonho. Não havia computador nem outras facilidades hoje existentes. Toda comunicação era feita por telex. Não recebia colaboração de nenhum órgão associativo. Não havia sindicato. Existia uma Associação denominada ASSEJUSC, mas não prestava auxílio de qualquer ordem (nem financeira, nem material).

E assim se sucederam os Jogos, sempre sob a batuta de Geraldo Bastos, até a 5ª Edição, tendo sido realizados nas seguintes cidades: I – Itajaí (1983); II – Lages (1985); III – Itajaí (1986) IV Fraiburgo (1989) e V – Blumenau (1990).

Em 1991, Geraldo deixou os quadros do Poder Judiciário para assumir o cargo de Delegado de Polícia, na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, sendo que desde então, os Jogos da Família Forense passaram a ser organizados pelo sindicato da categoria, hoje SINJUSC.

Já na Magistratura, oportunidade em que judicava em Concórdia, no ano de 1998, Geraldo também idealizou os Iºs Jogos Estaduais da Magistratura Catarinense, evento que hoje está em sua 8ª Edição. (Lages sediou a 5ª Edição dos Jogos Estaduais da Magistratura Catarinense, sob a presidência de Geraldo Corrêa Bastos na Comissão Organizadora).

A dedicação de Geraldo Bastos pelo esporte não se limita somente às quadras. Ele também é um apaixonado por velocidade. Disputou a Copa Sadia de Kart, em 1998, na cidade de Concórdia, sagrando-se vice-campeão na categoria graduados.

Em 2002 passou a disputar o Campeonato Catarinense de Automobilismo de Velocidade na Terra, na categoria Marcas, onde permaneceu até o ano de 2006, tendo alçado à categoria stock-car no mês de setembro daquele ano.

A partir do mês de maio de 2006, Geraldo Corrêa Bastos, trocou as pistas de terra pelo asfalto. Deixou de lado a competição e a velocidade pela busca do prazer em duas rodas numa Harley Davidson.

Neste ano de 2014, em sua 29ª Edição, os Jogos da Família Forense retornam a Lages, cidade natal do idealizador. Nada mais justo e oportuno, que o lageano, Geraldo Corrêa Bastos, seja o grande homenageado nos XXIX Jogos do Judiciário Catarinense. 

 

Realização:

Organização:

Lages

Apoio:

 

poder judiciário

Caça e Tiro

Café Pinhão

Fraga

Kalavia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *