Na próxima quinta-feira (30/11), às 19h, chega a sala de cinema do SINJUSC, o documentário “Quando falta o ar”, das irmãs diretoras Ana Petta e Helena Petta. A exibição será somente presencial e irá acontecer simultaneamente em Porto Alegre, no Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus RS). Não é necessário fazer inscrição, no entanto, é recomendado chegar cedo para garantir lugar. Ao final, haverá debate!
O filme, vencedor de melhor documentário brasileiro 2022, homenageia e destaca a importância do trabalho das mulheres no SUS, à frente da devastadora pandemia de Covid-19. O documentário foi um dos filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2023.
E vai ter o SUS no cinema, sim!
A luta diária de trabalhadoras do sistema público de saúde brasileiro em defesa da vida, em um país abandonado por seu presidente. Segundo os produtores, Quando Falta o Ar mostra a intersecção entre saúde, religiosidade, desigualdade e racismo estrutural em várias regiões do país. O documentário aborda a pandemia com foco no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19 em entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, sendo o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.
PROJETO COM A UFSC|
O Cine Debate Sobre Viver é uma iniciativa do Centro de Estudos Fazendo Escola em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC (Lastro) financiada por emenda parlamentar do Deputado Estadual Pedro Uczai (PT). Além do SINJUSC, o Fazendo Escola reúne o Sintrajusc, o Simpe-SC, o Sindijus-RS, o Sindjus-PR e o Sindjud-PE.