Votação da nova tabela para negociação com TJSC teve apenas 1 voto contrário e 6 abstenções.

Diretoria do SINJUSC protocola proposta de tabela aprovada em assembleia

Cerca de mil pessoas de 110 comarcas e de quase todos os setores do TJSC participaram virtual e presencialmente da assembleia do SINJUSC na quinta, dia 27 de junho, que aprovou por ampla maioria uma nova proposta de tabela de vencimentos para ser negociada com a administração. A proposta foi protocolada virtualmente nesta sexta, dia 28 de junho, e já será debatida na próxima rodada da Mesa Permanente de Negociação marcada para 3 de julho.

A tabela, que ainda depende de negociação com a administração do Tribunal e aprovação na Assembleia Legislativa (Alesc) para ser implementada, não traz novas referências e sim aumentos nos valores de todos os níveis de todos os grupos funcionais, alcançando assim aposentadas e aposentados com paridade.

Para entender melhor a proposta, clique AQUI e baixe o documento elaborado pelo economista Maurício Mulinari a pedido da diretoria do SINJUSC. Veja abaixo o trecho da assembleia em que o economista explica para a categoria quais foram os parâmetros utilizados na elaboração da nova tabela.

TABELA NA MÃO E PÉ NA ESTRADA

Outra deliberação da assembleia foi a intensificação das visitas da diretoria do SINJUSC nas 112 comarcas do Estado já a partir da primeira quinzena de julho para filiar mais colegas e ampliar a mobilização por toda a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024 que agora também inclui uma nova proposta de tabela de vencimentos. Para se filiar ao SINJUSC, basta clicar AQUI e preencher o formulário.

Na assembleia anterior, realizada no dia 23 de abril, a categoria já havia aprovado a reposição da inflação, o ganho real, a equiparação do médico-social, o adicional de qualificação, a flexibilização do auxílio-saúde e o auxílio-educação. Até aqui, a reposição da inflação de 3,69% foi paga ainda na folha do último mês de maio.

FLEXIBILIZAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE E EQUIPARAÇÃO DO MÉDICO-SOCIAL

Um informe importante dado pela diretoria do SINJUSC na assembleia foi a evolução das negociações em relação à flexibilização do auxílio-saúde que também poderá ser utilizado para pagar despesas com medicamentos, sessões de terapia e até fisioterapia. Como não depende de aprovação da Alesc, a medida pode ser implementada até o próximo mês de setembro.

Outra novidade trazida do diálogo com a administração do TJSC foi o avanço da negociação da equiparação do auxílio médico-social com o auxílio alimentação fixado em 15% da referência 12J da tabela de vencimentos. Foi ventilada na Mesa, a possibilidade do médico-social sair dos 7,5% para, pelo menos, 12,7% do 12J, saltando dos R$ 1.158,47 atuais para R$ 1.961,83.

58 comentários

  1. Olá.
    sobre consultas particulares, médico que não atende o plano de saúde, poderá ser reembolsado? qual a previsão disso sair? Obrigada

  2. Olá, pessoal!

    Inicialmente gostaria de parabenizar o sindicato pelo excelente trabalho!

    Eu acompanhei a reunião, mas justo na hora em que falavam do adicional de pós-graduação tive um compromisso e só retornei alguns minutos após findado o assunto. Pelo que entendi, existe uma boa perspectiva a respeito da criação desse adicional. Isso procede?

    Um abraço a todos e todas!

  3. Desculpem a minha ignorância, mas o que levaria o TJ a conceder uma tabela nova, se nem quiseram dar 5% de ganho real?

    • A administração do TJSC não implementou o ganho real, mas também não negou. Aliás, os 5% de ganho real estão dentro da proposta de tabela. Confira!

    • Não Silesia. A proposta alcança aposentadas e aposentados com paridade como explicado no segundo parágrafo da matéria!

  4. E sobre a redução da carga horária para 6 horas? Há essa possibilidade ou não?
    Seria ótimo, pq 7 horas é realmente bem cansativo:/

      • Além do que 7 horas de trabalho não vão render mais produtividade, apenas mais desgaste pro trabalhador.. tem estudos sobre isso… e tb da semana de 4 dias etc…

  5. Colegas, eu entendo que é só um projeto e que há muita discussão por vir, mas uma proposta de tabela que eleva a diferença do teto salarial do ANM para o ANS para mais de 10 mil reais não seria contraditória? Pelos últimos projetos de lei encaminhados pelo TJSC (extinções de TJAs, GANS, criação massiva de cargos de analistas), a intenção de alterar a tabela é justamente reduzir tal diferença e não aumentá-la.

    • Olá Vinícius, a proposta foi aprovada na assembleia de ontem! Você poderia ter participado e opinado! Mas fique tranquilo, tem muita negociação e mobilização pela frente! Não deixe de participar das próximas assembleias…

      • Eu participei e inúmeros colegas se manifestaram a respeito no chat. Inclusive, houve servidores do ANS que concordam que a diferença existente entre os grupos não faz sentido pela rotina de trabalho. Uma tabela que aumenta a diferença absurda já existente pra mais de 10 mil, com todo respeito, não faz sentido. Fica difícil resolver o maior gargalo da atual tabela, que é a disfunção.

        • Olá Vinícius, no momento da votação da tabela durante a assembleia, qualquer trabalhadora ou trabalhador pode fazer uma proposta diferente ou propor alterar algum aspecto da proposta. Isso não aconteceu na última assembleia. De qualquer forma, a sua preocupação será levada ao conhecimento da diretoria.

      • Olá Paulo, a preocupação do Vinícius é com a tabela da categoria como um todo que precisa ser justa para todas e todos. A argumentação dele faz sentido, apenas explicamos como o Sindicato funciona para que na próxima vez ele possa utilizar um direito que tanto ele quanto você tem que é o de intervir e disputar uma proposta na assembleia da categoria!

      • Faz muito sentido sim… não é preocupação com o salário dos outros , também estava na assembleia e tb não concordei com essa diferença gritante!

      • Meu caro, vc é Comissário da Infância, já teve seu vencimento equiparado ao nível superior, portanto a sua situação é confortável! Mais empatia, por favor! Muito cômoda a sua situação. Há anos atrás era ANM tbm, não se esqueça disso!

    • Aumenta a diferença sim Vinícius! Mas eles não estão preocupados com isso, aliás quem é ANS não está né? Já percebi isso faz tempo. Queria saber da direção do SINJUSC, quantos são TJAS? Alguém pode responder? Obrigada.

      • Olá Márcia, você mesmo pode verificar, visto que os nomes da diretoria completa estão disponíveis aqui no site e o TJSC oferece transparência em relação a todo o corpo funcional no site do Tribunal!

    • Também verifiquei isso, Vinicius…. o final da tabela ANM para o ANS ficará com uma diferença de 10 MIL REAIS, pra exercer atividades que sabemos serem as mesmas, na prática. Ok, entendemos que os analistas fizeram outro concurso e tudo o mais, mas 10 mil de diferença desanima mesmo… como se o nível ANM fosse beemmm inferior, enfim…. e SIM, podemos opinar sobre, mesmo não tendo ido a Assembleia. Não são todos que conseguem ir, então se eiste, um tema, podemos sim opinar, não é mesmo?

      • Sim, Ana Maria. Continue a vontade para opinar aqui no site. A nossa única preocupação é que fique bem entendido para todas e todos que são as decisões coletivas da assembleia que são encaminhadas pela diretoria, não as opiniões individuais aqui dos comentários.

  6. Boa noite. O Sindicado já está ciente de que a partir de 8/7 dois servidores de cada Comarca onde há Presídio terão que ir para os Presídios coletar biometria dos presos?

  7. Hoje a diferença entre níveis máximos de carreira está em 8k, com a proposta vai para 10k. A proposta não era reduzir a diferença entre os níveis pois os servidores fazem a mesma função!?

    • Olá Cecília, tivemos uma assembleia recentemente para debater a tabela que foi aprovada como está! Não perca as próximas e nem deixe de colocar o seu ponto de vista, pois são as assembleias que decidem o caminho que será trilhado. De qualquer forma, sua preocupação será passada para que a diretoria possa levar em conta durante a negociação!

    • Cecília, ledo engano achar que esses nossos comentários mudarão alguma coisa. Ou aceita, ou aceita. Ou então vão nos mandar fazer outro concurso.

      • Os comentários aqui do site são levados ao conhecimento da diretoria, mas o que vale são as decisões da assembleia Márcia. É assim que funciona qualquer Sindicato.

  8. contente.pela.perspectiva.de.reajuste.do.medico.social…mas…….porque..nao.equiparar.100%…..deixar.uma.pquena.diferença.ainda…….vamos.lutar.pela.equiparação.100%…é.uma.questão.de.justiça.com.os.aposentados

  9. Foi feita uma análise com relação às horas de trabalho e a nossa produtividade? Porque isso faz diferença na remuneração também.

  10. Já passou da hora de mudar essa tabela e o TJSC já tem motivos latentes para isso, principalmente pela obtenção do selo ouro e incluindo o próprio CNJ questionando sobre isso. Tem colega TJA que tem APENAS 12 anos no TJSC e já está no FIM DA CARREIRA. Ou seja, ainda tem mais uns 30 anos de trabalho sem evolução na carreira, estagnação total. Isso só faz com que incentive a pessoa a procurar outro concurso com uma carreira melhor, como MPSC, ALESC, Tribunais de Contas etc.

  11. Acho que com o parlamento que se tem o impacto da proposta será significativo. +30 níveis na tabela seria um plano B que diluiria isso. Com 6,5A o ANS fazendo 5 letras a.a. bate a tabela atual com desempenho e aperfeiçoamento. Claro que espero a melhor sorte do pleito. No entanto, 60 níveis no ANS seria uma mudança para quem já chegou ao derradeiro nível cedo. Abraço.

  12. Gostaria de parabenizar o belo projeto que será apresentado ao TJ! Agora é torcer para que seja aprovado!!!

  13. Como fica o DASU 5, antes era um valor praticamente igual ao 12J e com esse restruturação?
    acredito que ele não esteja legalmente vinculado ao 12j conforme outras rubricas.

  14. Boa tarde colegas, hoje houve uma convocação de webinário pelo Corregedor Geral de Justiça, onde solicitou o esforço de todos gestores no intuito do TJSC alcançar o prêmio de Qualidade do CNJ neste ano. Não seria interessante solicitar ao TJ, em contrapartida, a gratificação de final de ano, tal como ocorreu com o TJRS e salvo engano de Alagoas no ano passado? (salvo engano R$ 10 mil para cada servidor). Fica a sugestão, já que com certeza todos serão cobrados para o atingimento das metas. Abraços

  15. Essa proposta de nova tabela sem o aumento de níveis para diluir o impacto financeiro me parece pouco provável de prosperar… Sendo que a maioria já está na última letra, caso essa tabela fosse provada passaria a ganhar a mesma referência (letra) com novo valor? Justamente o problema da estagnação da carreira não seria resolvido. A tabela do MP deveria ser a base, pois sabemos que de forma velada há uma simetria entre TJ e MP. Uma proposta destas deveria ter sido melhor elabora, de forma mais técnica e não no “calor da emoção”. Enfim, outras entidades tbm trabalham com propostas de tabelas, é ver qual delas o TJ está mais disposto a discutir e esperar que ninguém bote tudo a perder por não ter sido a sua versão a escolhida.

    • Olá Fabiano, infelizmente vou ter que repetir o que já disse aqui, a tabela foi decidida em uma assembleia que contou com cerca de mil participantes. Se havia gente presente na assembleia que discordava, então deveria ter pedido a palavra e feito uma proposta diferente. Respondendo a sua pergunta: sim, se fosse aprovada do jeito que foi proposta, as pessoas passariam a ganhar o valor da nova tabela. Mas as negociações estão apenas começando, fique atento para se manifestar na próxima assembleia.

      • Dificil debater algo em assembleia sem conhecer previamente o tema. Se o Sindicato queria um verdadeiro debate, deveria liberar previamente a tabela para que todos já chegassem lá conhecendo seu conteúdo. Os questionamento só estão chegando agora pq é o momento que todos estão tendo tempo para analisar e pensar de forma crítica sobre o conteúdo.

        • Perfeito Pablo. Por isso, sempre respondemos que há tempo para o debate, mas para valer, as questões terão de passar por assembleia futura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *