Diretoras e diretores que participaram da reunião de avaliação de 2024 no sábado, dia 14 de dezembro.

Diretoria do SINJUSC faz balanço de 2024 e avalia que o ano que vem será ainda mais intenso

Em 2024, o SINJUSC realizou cinco assembleias, três híbridas e duas virtuais, reunindo, ao todo, mais de 3 mil pessoas para decidir coletivamente os rumos da luta da categoria. Durante a reunião realizada no último sábado, dia 14 de dezembro, a diretoria executiva avaliou positivamente o crescimento da participação nas assembleias híbridas que debateram a reestruturação da tabela de vencimentos, foram 650 pessoas na primeira, 800 na segunda e 1.000 pessoas na terceira.

A organização da assembleia é um esforço compartilhado pela diretoria do SINJUSC com delegados sindicais, representantes regionais, membros dos coletivos Valente e de Negras e Negros, além das coordenadoras do Núcleo de Aposentados/as e Pensionistas. Em 2024, o grupo se reuniu em 4 plenárias que contaram com uma média de 100 pessoas de 80 comarcas diferentes.

A diretoria do SINJUSC percorreu ainda dezenas de milhares de quilômetros para visitar as 112 comarcas do Estado e conversar com a categoria nos locais de trabalho. A passagem dos dirigentes pelas comarcas é um importante momento de organização e mobilização das trabalhadoras e trabalhadores e serve para filiar colegas que ainda não fazem parte do Sindicato.

Atualmente, o SINJUSC conta com cerca de 4.300 filiadas/os que garantem a liberação de 7 diretoras/es que trabalham exclusivamente na defesa das pautas da categoria dentro e fora do Tribunal. Pois, além da organização e mobilização política junto ao pessoal do judiciário estadual, a diretoria liberada também é responsável pela articulação de outros atores políticos. As contribuições mensais de cada filiada/do, garantem autonomia e profissionalismo ao trabalho feito pelo SINJUSC que hoje é referência de Sindicato não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil. Então não perca mais tempo, filie-se clicando AQUI.

Em 2024, quando muitas categorias sequer tiveram o reajuste salarial, trabalhadoras/es do judiciário catarinense conquistaram o reajuste inflacionário e aumentos nos auxílios médico-social e saúde. A mobilização produziu avanços no diálogo com o TJSC sobre a tabela de vencimentos trazendo para a mesa a unificação dos índices de progressão como questão central para a categoria.

As postagens do SINJUSC no Instagram, por exemplo, que abordam pautas de interesse de trabalhadoras/es do judiciário catarinense e dialogam com outras categorias dos serviços públicos, alcançam mais de 200 mil visualizações. Esse trabalho vai ao encontro do papel desempenhado pelo SINJUSC na construção do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público. O Fórum é a articulação de Sindicatos que foi fundamental na ampliação da faixa de isenção dos 14% e na suspensão da tramitação da PEC 32/20, proposta que tem o objetivo de acabar com a estabilidade nos serviços públicos brasileiros.

Em 2024 foram realizadas diversas atividades presenciais como os encontros da Experiência, das Valentes, de Negras e Negros, lançamentos da Revista Valente e a 35ª edição dos Jogos do Judiciário se somaram aos eventos organizados pelo Fazendo Escola como o Seminário Internacional Por Um Fio e o cinedebate Sobre Viver realizados em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC (Lastro).

A parceria entre SINJUSC e Lastro é responsável por projetos de formação sindical que, entre 2024 e 2025, vão somar mais de meio milhão de reais de apoio conquistado por meio de editais públicos e gerenciados pela Universidade. Mais uma vez o trabalho realizado pela equipe de liberados da entidade se reverte em recursos para formação política da categoria e a construção de espaços de diálogo com o restante da classe trabalhadora.

Ainda assim, na avaliação de diretoras/es do SINJUSC reunidos no último sábado, 2025 deve ser um ano de muito mais trabalho. O foco é a conquista da reestruturação da tabela com unificação dos índices de progressão e do adicional de qualificação. Por isso, o ano que vem já vai começar com visitas às comarcas em busca da ampliação da mobilização da categoria.

De acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “todas e todos, precisam separar um tempo para descansar e recarregar energias. Preparem-se, pois 2025 vai ser ainda mais intenso que 2024. Precisamos aumentar ainda mais a mobilização da categoria pela nossa tabela, por meio da qual podemos corrigir um erro grave que é a diferença dos percentuais de progressão, mas também pela manutenção dos direitos que já conquistamos”.

5 comentários

  1. Sinto muito orgulho de fazer parte desse Sindicato, que não só tem um coração como sabe perfeitamente por quem ele bate.

  2. Em 2024, foram realizados também o Encontro da Experiência, bem como o 1°. Encontro Regional dos aposentados (as) do Poder Judiciário, em Florianópolis 👍👏👏🤝

  3. Prezados, não haveria a possibilidade de solicitar uma conversa com a Administração do TJSC, antes da reunião da Mesa de Negociação do dia 30/01 (se possível já após o retorno do recesso), para se negociar que, nesta data, SEM FALTA, seja apresentada uma contraproposta da parte deles, pelo menos com relação à unificação dos índices de progressão, e o valor numérico de qual seria esse índice possível e proposto por eles? Para que tenhamos, pelo menos, alguma informação concreta (números!), e não seja outra reunião sem nada apresentado?

    • Infelizmente, não Renato! O dia 30 de janeiro foi o cruzamento de agendas mais próximo que se conseguiu na mesa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *