A terceira temporada do Sobre Viver, o cinema do Trabalhador/a, trouxe o premiado diretor pernambucano, Daniel Bandeira, para debate, após a exibição do seu longa, “Propriedade”. O filme teve sessão simultânea na última sexta-feira (13/09), em Florianópolis, Recife e, em Curitiba, nas sedes do SINJUSC, Sindjud-PE e Sindijus PR, respectivamente. Quem não pode comparecer ao vivo, acompanhou o evento por meio da transmissão online.
No longa-metragem a atriz Malu Galli interpreta uma mulher enclausurada em seu carro blindado, tentando fugir de um motim dos trabalhadores rurais. A tensão entre patrões e empregados vai se escalando, assim como o suspense e o terror que envolvem o público.
Gravado no interior de Pernambuco, em 2018, às vésperas das eleições presidências daquele ano, medo e trabalho foram os elementos que compuseram a trama, levantando o debate sobre a desigualdade social e a permanência do trabalho escravizado.
“A linguagem do horror é uma ferramenta que permite falar sobre o mundo e a forma como eu vejo a política. O medo, a desconfiança do Brasil, sob a classe trabalhadora, é necessária pra manter o status quo. Pra manter a narrativa do medo, como por exemplo, do comunismo. Propriedade vem pra reivindicar esse medo, esse choque”, ponderou Daniel.
Indagado sobre o que fazer com a mensagem do filme, Daniel respondeu que uma das funções da arte não é só construir, é demolir. “A solução não está necessariamente na arte. É na política e na justiça, os ambientes de mudanças e deliberações”.
Pra quem não pode participar, Propriedade está disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime, Youtube, e Apple TV.
PROJETO COLETIVO|
O Sobre Viver é um projeto do Fazendo Escola e dos sindicatos filiados, SindjudPE, Sindjus/RS, SindijusPR, do Simpe/SC e Sintrajusc, em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC (Lastro).
PROXIMAS EXIBIÇÕES – TODAS GRATUITAS|
10/10 – 19h – ARÁBIA de Affonso Uchôa e João Dumans
13/11 – 19h – PEDÁGIO de Carolina Markovicz
04/12 – 19h – MAIS PESADO É O CÉU de Petrus Cariry
Vocês estão dizendo que o comunismo é bom?
Não, Ana!