Dirigentes sindicais de vários estados, que estão em Florianópolis desde terça-feira para encontro da Fenajud, participaram nesta tarde (06/12) de ciclo de palestras sobre os desafios da classe trabalhadora para 2019. Palestraram o analista político Marcos Verlaine, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso e a trabalhadora do judiciário federal, Ângela Albino.
A unidade serviu à reflexão em todas as falas. A necessidade de formar as categorias para o entendimento do contexto político e a importância de reafirmar o papel dos sindicatos na luta por direitos foram algumas das ideias defendidas.
A todos os trabalhadores será preciso confiar em seus sindicatos e somar na Luta. Em Santa Catarina, como noticiado aqui, o ano de 2019 já inicia com ameaça de congelamento salarial e qualquer tipo de progressão, além do aumento de aumento da alíquota dos já aposentados de 14% para 20%. E para não retroceder e garantir que o trabalhador público não seja, novamente, posto como “privilegiado” e o causador do “inchaço da máquina pública”, será preciso muita consciência que Juntos Somos Mais Fortes.”
Podem esclarecer o que estavam diante do hotel majestic na última sexta-feira?
Quais as faixas levadas?
As reinvindicações da nossa categoria foram expostas?
Dúvido que publiquem!!!!!!
Olá, prezado Kerst.
No início da manhã de sexta-feira, dia 07/12, foi entregue ao Desembargador Presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça a Carta de Santa Catarina com as reivindicações da categoria. Veja a notícia: https://sinjusc.org.br/2018/12/10/saiba-o-que-e-e-o-que-contem-a-carta-de-santa-catarina-entregue-por-sindicatos-ao-colegio-de-presidentes-de-tribunais-estaduais/
Logo após a reunião, a atividade realizada na capital no dia 07/12, em parceria com Sindicatos do judiciário de todo o país, dialogou com a população com o tema “Que justiça é essa? Que só atende os de cima?” por conta do dia da justiça, no dia 08/12. As faixas expuseram a injustiça muitas vezes vivida por inúmeras pessoas, inclusive contra servidores públicos.
Obrigado pela sua mensagem e participação.