Com a chegada do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que propõe a revogação dos 14% na Assembleia Legislativa (Alesc), a sociedade catarinense espera que o presidente Mauro de Nadal (MDB) cumpra o compromisso de agilizar a tramitação da matéria assumido no último dia 8 de março.
Na ocasião em que prometeu dar celeridade ao PLIP, Mauro recebia mais um leva de listas que totalizaram cerca de 85 mil assinaturas de catarinenses que apoiam a revogação dos 14% até o teto do INSS.
Já o projeto que o governador Jorginho Mello (PL) enviou ao legislativo, além de não corrigir o confisco implementado pelo antecessor dele, segue parado na Secretaria da Mesa Diretora da Alesc.
De acordo com fontes da própria Assembleia, o Governo está encontrando dificuldades na designação dos relatores do projeto nas comissões, pois a maioria do parlamento parece entender que a proposta de Jorginho é insuficiente.
E enquanto isso, nós, professores aposentados desse Estado, continuamos sendo roubados mensalmente, em 14% do nosso já defasado salário . Vergonha, Governador e Deputados de SC.
Concordo com vc colega servidora, muitos de nós já com tempo para se aposentar, recebendo o abono permencia, para escapar deste desconto absurdo, espero que os deputados sejam firmes e votem contra a proposta do governo!!!
Estão roubando dos professores aposentados , socorro.
Concordo, Sônia!
Vergonhoso no momento que nossas despesa só aumentam com remédios, confiscam 14% do nosso salario, já não basta as perdas que temos quando nos aposentamos? Já não contribuímos o basta te?
Sou da area da saúde aposentada,trabalhei paguei mensalmente e hoje estou sendo roubada pelos maus governantes do Estado de Santa Catarina.
Esta revogação tem de ser urgente pois desde quando iniciou o desconto, meu salário não está dando nem pra comer direito. Aposentada que precisa de alimentação controlada, remédios. Nem falo do lazer que não tenho mais. Preciso de um pouco de paz pra viver o resto de vida que sobrou depois de anos dedicados.
Esse desconto de 14 porcento é um absurdo para quem pagou 34 anos do iprev, não tem como ficar pagando isso, esses deputados sempre numa boa recebendo para prejudicar os aposentados
Governo e Deputados vão colocar a viola no saco igual o Moisés colocou , governador é um Pinóquio não cumpre nada de campanha .tchau PL
luta.sem.tregua.para.derrubar.essa.excrecencia.dos.14%…SP.e.AL.ja.derrubaram…..aqui.tambem.pode….só.um.detalhe……..o.governador.sc.vai.na.posse.do.da.motoserra.na.argentina…
Se essa roubalheira toda no meu salário fosse para me aposentar novamente, aí valeria a pena, mas não, serve apenas para diminuir o pouco q ganho.
Realmente termos que lutar tanto para reparar um roubo no nosso salário.
Nos aposentados a grande maioria não atinge nem o teto . Baixos salários. Retirar tudo mês 14% e fazer com que o aposentado tenha que excluir de sua mesa vários produtos que na nossa idade é primordial.
Conheço professores que estão abrindo mão do plano médico Santa Catarina Saúde porque não podem pagar a mensalidade.
Deputados pedimos que sejam corajosos e honesto e de um basta nesse desconto que é imoral
O Projeto do Jorginho não passa de um remendo, e está longe de parar com o desconto dos 14%.
Além do mais, este Projeto do Governador indica modificações, piorando a previdência, não só dos aposentados, como de professores efetivos e acts.
Fiquemos atentos!!!
Discipulo do boso, vai esperar o que ? Sou pensionista e estamos sempre pagando as despesas do Estado, para o IPREV não cumprir com sua missão, quem quebra o Estado ? Nao sao os da ativa nem os aposentados, primeiro da folha, são assembleia legislativa, judiciario e todos da máquina administrativa. A educação e a saúde, ficamos em segundo plano, e estes 14%, que foi promessa do governador de campanha, (eu votei nele) é de sua obrigação para quem trabalhou 30 anos, contribuindo com estado, pagando todas benecies da máquina ( até o pasteu, caldo de cana, gasolina do boso e dos seus discípulos quando vinha pra SC. E agora governador e seus deputados, E AGORA GOVERNADOR E SEUS DEPUTADOS É DE
OBRIGACAO PARAR DE DESCONTAR OS 14%. ESTAMOS DE OLHO
Os aposentados e pensionistas não merecem. Sempre temos a esperança de que um novo governo seja melhor que o anterior, mas sempre somos enganados, sempre vem um pior que o anterior. Revogação já dos 14% dosnpensionistas e aposentados. Senhores deputados pensem e votem à favor dos aposentados e pensionistas se quiserem se reeleger na próxima eleição.
Que fique bem claro, que o salário do aposentado, não é dado de graça pelo governo. Pelo contrário é resultado da contribuição paga pelo servidor durante toda a sua jornada de trabalho. Mais infelizmente o servidor é penalizado pela incompetência da gestão do IPREV. é com isso o senhor Carlos Moisés, em um ato de insanidade, resolveu colocar o prejuízo nas costas dos aposentados.
Esperamos que essa injustiça seja reparada. Promessa feita pelo o atual governador senhor Jorginho Melo.
Um grande abraço e todos
Sim…confiscados depois de anos e anos de dedicação e de contribuições financeiras, religiosamente descontadas, para garantir uma aposentadoria mais tranquila! Ali depositamos nossa juventude, nossos esforços, honramos com galhardia nossa vida profissional ! E é justo qdo mais maduros, mais frágeis e mais necessitados de recursos financeiros. que somos alvejados com decisões injustas e irresponsáveis dessa natureza, pois eles, os Ex-Governadores, não sentem na pele o açoite dessa decisão, já que se locupletam pela simples passagem de uma ou duas gestões, frente a coisa pública , com aposentadorias vitalícias, bem como aqueles que nunca estiveram a frente de uma função pública, mas tiveram o privilégio de nascer descendentes de pais com Cargos que lhes conferem também, aposentadorias vitalícias!
Onde está a descendência, a responsabilidade, a coerência e a dignidade dos fazedores das leis e daqueles que as deveriam fazê-las cumprir?
Eu paguei a previdência por 37 anos e sete meses. Muitos governadores, a sua grande e grande maioria, utilizavam nossa contribuição para diversos fins. Agora eu pago novamente para ne aposentar. Estou pagando em duplicidade por 01 benefício. Quem aceita pagar duas vezes pelo mesmo produto? Quando o governo criou o novo fundo previdenciário já sabia que o fundo antigo seria deficitário até que o último servidor, deste grupo morresse. Está acontecendo exatamente o previsto por aqueles que defendiam a criação de um novo fundo, para os servidores que interessaram a partir de 2003. Se está acontecendo o previsto e defendiam este modelo, o mimi é porque?
Espero que os nossos deputados estaduais olhe com seriedade pos nós servidores estaduais estamos com o salário muito defasado .
Esperamos que os deputados derrubem esses14 por cento pois já pagamos para nós aposentar. Vamos comparecer na assembleia para ver qual deputados é pelo servidor estadual.
Queremos a revpgacap mais raido ppssobel foi uma inresonsabilidade do passado taxa uma liguita tao alta
Falta de respeito com o funcionário que trabalhou e pagou, agora aposentado ter que continuar a pagar, deputados e governo são uma vergonha para Santa Catarina
E vamos criar memória positiva dos parlamentares que estão nos apoiando: incluir Mauro de Nadal (MDB). 14% è muito dinheiro pra nós, aposentados!
Só para conhecimento, não só os professores, todos os aposentados que são extorquido mensalmente.
Ate quando governador e deputados vamos esperar sem aumento salario defazado e preco aumentando nao da mas para esperar, com casas na agua ruas sem saidas barros onde moro esta um caus e sem dinheiro mal da para o basico se aposenta nao presta mais sem valor isso e um caus nai temos mais valor.
Isso é uma vergonha se fosse para aumentar os salários dos deputados e do governador eles aprovavam em uma semana.
Esse desconto me faz mt falta, pois não consigo comprar alguns remedios que ja são bem caros.Precisamos que os deputados nos ajudem na derrubada desse desconto dos aposentados.
Seu governador
Pensar educação não é só construir salas e ginásios .
É valorizar os educadores. valorizar não é só prometer nas épocas de campanhas.
Você está roubando nosso salário.
Crie vergonha você e seus deputados devolva o que é nosso de direito.
Tire o 14 por cento da minha pensão…recebo está pensão porque meu marido trabalhou honestamente…nao foi bandido nem vagabundo
Mesmo porque, nós já pagamos nossa aposentadoria durante 30 ou 40 anos e não é justo termos que pagar novamente.
Está na hora de anular o confisco. Está na hora , já não aguentamos mais , precisando pra saúde do marido..
Com esta contribuição o governo tem arrecadação superior aos pagamentos dos inativos e pensionistas. E a choradeira é sempre a mesma. Na verdade ninguém se aposentou-se e sim só transformamos nosso regime .
Vergonha, a classe trabalhadora contribui durante todo período trabalhado (ativo), é só se aposentar e é roubado na cara dura..
Boa tarde além de nós contribuir por30 anos para ter o direito de ir pra reserva desfrutar dos nossos direitos temos que retirar do nosso pagamento 14 % de contribuição é um descaso com os policiais além dos professores estar sendo injustiçados por um sistema autoritário criado até então por um Governador militar
O governador tem que cumprir a promessa de campanha.
Estamos sendo roubados, por intermédio de uma Lei de um Governador incompetente.
Esse 14% é um absurdo, todos sabem disso mas ninguém quer fazer nada !!!
Somos roubadas em todos os mandatos de Governadores: foi na promessa do FUNDEBE,
no “piso” salarial …. Uma vergonha!! O nosso salário só era melhor que os professores do Piauí 🤦♀️ ….e agora o roubo dos 14% 😥😥
Uma vergonha trabalhar 30 anos contribuindo depois que se aposentou em vez de diminuir aumenta
Já não basta a corrupção..em SC Ainda querem tirar dos menos favorecidos.. Que sirva de lição para pensar 2 3 4 5… Vezes na hora de eleger um trem desse .
Enquanto o brasileiro não aprender a votar vão continuar sendo extorquido..de uma maneira ou de outra
Por políticos nao tem competência para exercer o cargo … que vocês deram para eles …
Isso é uma vergonha, nos aposentados sendo roubados em 14% do nosso salário… Isso é uma afronta, ao nosso suado salário de uma vida dedicada ao poder Público, cada governador que entra nos rouba um pouco do nosso salário… Isso é revoltante e muito triste!!!
Aqui em casa somos dois professores, quase um terço da renda familiar é subtraída todos os meses. Fim do desconto dos 14% urgente.
Vergonha mesmo são os professores que votaram nesse elemento.
Nós precisamos de remédio, acompanhamentos médico e nada de revogação dos 14%. Será que ele nao vai precisar, no futuro? Votei no governador,mas eu esperava menos propaganda e mais trabalho e cumprir suas promessas.
O Funcionário trabalha a vida toda pagando essa conta e na hora que se aposenta ainda tem que continuar pagando, Governador Jorginho Mello sua promessa de campanha foi por água abaixo, não seja pior que o Governo anterior por favor.
Assim como nós policiais e bombeiros militares da reserva também estamos sendo roubados
Concordo plenamente, o meu salário está estacionado há anos e em vez de aumento tivemos confiscado 14 por cento.do salário!
Revoga já, esse dinheiro é nosso, já contribuímos, por 30 anos ou mais…14% na folha para dezembro já.
Ainda está em tempo, que isso seja resolvido o mais rápido possível!
Aguardamos pela revogação imediata!!!
Isso é um abuso nos nossos direitos adquiridos.
É um descaso este desconto, para conosco, professores aposentados. Nosso salário está super defasado, ainda, estes deputados e governador, têm coragem de tirar de nós, este dinheiro, que nos faz, muita falta.
Só pensam neles, quando querem voto, prometem mil e uma coisas, depois que se elegem, esquecem do povo.
Vergonhoso esse desconto em cima dos aposentados. Descontar 14% dos míseros salários dos professores é uma vergonha. Um Estado rico como SC. Vão tirar dinheiro em outros setores, não nos professores que sofrem uma grande defasagem salarial. Além do mais, os aposentados já pagaram essa dívida.
Vamos ver se a promessa do Deputado será cumprida. Ou se em.narço foi do a pose pra ficar bem na foto.
temos q.eleger.deputados compromissados com o povo…chega de isenções para privados……..isso é um uso do Estado pelos privados…é o fim da picada e uma tremenda vergonha….uma picaretagem barata….