A Comissão Eleitoral do SINJUSC reuniu-se na tarde de quarta-feira, 05/09, para tratar do registro das candidaturas e do combate às notícias falsas (fake news), assim como dos comunicados públicos da Comissão e dos procedimentos eleitorais. A eleição ocorre no próximo dia 17 de outubro.
A Comissão informa que foram providenciados os envelopes necessários para a emissão de documentos para os aposentados, que votam via correio. Também divulga que está firmado contrato com a Agência Central dos Correios de Florianópolis. Com isto, a Comissão Eleitoral dispõe de Caixa Postal própria, que será utilizada para a coleta de votos dos aposentados.
Foi também informado que ocorreu a inscrição da primeira chapa, a AVANTE, que tem como candidato a presidente Hélio Lentz Puerta Neto. A Secretaria do SINJUSC emitirá ainda Certidão, informando sobre a condição de filiação, a fim de cumprir com as normas estatutárias.
À Assessoria Jurídica do Sindicato foi solicitado parecer sobre como atuar, conforme o Estatuto e a Lei, em casos de notícias falsas (fake news) durante o processo eleitoral. Num primeiro momento, a Comissão deliberou por disponibilizar formulário para a denúncia que, se comprovada, será publicada pela Comissão Eleitoral.
A próxima reunião da Comissão Eleitoral ocorre na próxima semana, terça-feira, dia 10 de setembro de 2019, às 16 horas, no mesmo local, na Sala de Reuniões da DGP, no 10º andar da Unidade Presidente Coutinho do TJSC.