O Coletivo Valente terminou o planejamento 2023 na última terça (02/05) com a criação de três Grupos de Trabalho (GTs) que são responsáveis pelos principais objetivos das valentes este ano: 1. Legitimar a condução sindical a partir de uma perspectiva feminista e ampliar a base por meio da filiação; 2. Lutar por uma Justiça que contribua com o enfrentamento à violência de gênero para as trabalhadoras e usuárias do Sistema de Justiça; e 3. Evidenciar cada vez mais o posicionamento do grupo e manter lutando enquanto coletivo feminista, classista e antirracista.
A coordenação do Coletivo será escolhida a partir da atuação das componentes dos GTs que já contam com participantes, mas seguem abertos à novas inscrições. Se você quer fazer parte do Coletivo Valente entre em contato com as diretoras do SINJUSC em visita à sua comarca ou direto com o Conecte SINJUSC, número de WhatsApp do Sindicato: (48) 99642-6874.
Além disso, ficou definido no planejamento que as valentes se reúnem todas as primeiras segundas de cada mês, sempre às 19h, intercalando formação política e organização. O próximo encontro é dia 5 de junho será de formação, cujo tema será divulgado em breve nas redes do SINJUSC e do próprio Coletivo.
QUEM É O COLETIVO VALENTE?
O Coletivo Valente é um coletivo feminista de mulheres trabalhadoras do Poder Judiciário de Santa Catarina formado em 2017. Surgiu a partir da organização do SINJUSC, porém tem autonomia de gestão. Em conjunto com o Sindicato, o Coletivo produz a Revista Valente e organiza os Encontros de Mulheres da categoria. A partir de 2020, com a pandemia de Covid-19, o Coletivo se ampliou quantitativamente e iniciou grupo de estudos, espaço de acolhimento, além de aprofundar debates e reflexões.