Jaqueline e Carolina em conversa com Alcides, ex-presidente do SINJUSC atualmente lotado em Palhoça.

Colegas de Palhoça querem divisão mais justa do trabalho nos plantões

Na quarta, dia 20 de março, a presidenta e a secretária de formação do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa e Jaqueline Maccoppi, visitaram o Fórum de Palhoça e conversaram com colegas lotados na comarca sobre as demandas da categoria e um dos assuntos mais mencionados foi a falta de uma divisão justa das atividades dos plantonistas.

Como as demandas do plantão são muito variadas como, por exemplo, a comunicação com promotores, delegados e juízes, a marcação e acompanhamento das audiências de custódia, a comunicação com presídios e a expedição de mandados e ofícios, sem uma regra objetiva de divisão, a maior parte da carga de trabalho acaba recaindo sobre um único plantonista.

Outros temas abordados nas conversas durante a visita foram a preocupação generalizada com processos administrativos que podem resultar na demissão de concursados, a expectativa em relação ao ganho real, a insatisfação com a demora na implementação e o número reduzido de Gratificações de Atividade de Nível Superior (Gans), além da necessidade de nomeação de pessoal para postos de trabalho vagos.

Além disso, Carolina chama a atenção para o fato de que “em Palhoça, o trabalho híbrido está funcionando segundo as normas do Conselho Nacional de Justiça e as pessoas avaliam a experiência de maneira positiva. Esse tipo de organização permite que a trabalhadora ou o trabalhador exerçam suas atividades em parte de maneira presencial e em parte no home office”.

DIRETORIA VOLTA EM PALHOÇA NA QUARTA, 27 DE MARÇO

Como não foi possível visitar todas as salas do Fórum de Palhoça em uma única visita, a diretoria do SINJUSC volta na próxima quarta, dia 27 de março, para completar a missão e colher as demandas de todas e todos lotados presencialmente naquela comarca.   

2 comentários

  1. “Outros temas abordados nas conversas durante a visita foram a preocupação generalizada com processos administrativos que podem resultar na demissão de concursados […]”.

    Exatamente do que se trata isso daqui? Não ficou bem claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *