Cine debate encerra 2022 com crítica ao empreendedorismo do trabalho uberizado

O SINJUSC e a UFSC encerram a mostra de cinema do Cine Debate “SOBRE VIVER”, com a exibição do filme “Você Não Estava Aqui”, do diretor britânico Ken Loach. Teve sessão presencial na sala de cinema adaptada na sede do Sindicato, em Florianópolis, e também transmissão online. O encontro ocorreu na terça-feira, dia 06 de dezembro.

Ao final da exibição, os espectadores acrescentaram discussões sobre a uberização do trabalho e o controle digital. O longa, um drama pessoal e familiar de um entregador de aplicativo, explora os diferentes aspectos do trabalho na atualidade.

Nas falas, a unanimidade da falsa ideia de empreeedorismo/autonomia às custas da exploração do trabalhador, sempre controlado por algoritmos. Tiveram participações de várias partes do país.

Alguns trabalhadores do poder judiciário catarinense fizeram relação da sua rotina de trabalho ao drama exibido: longas jornadas de trabalho, falta de valorização, adoecimento mental, controle do trabalho pelos sistemas, imposições de metas, violência moral.

Falta de servidores e sobrecarga: protocolado ofício para instalar comissão de reestruturação

SELO UFSC|
O Cine Debate foi construído e pensado junto com a UFSC, por meio da Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho (RESIST) e Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO).

Filme exibido no SINJUSC expõe e discute assédio sexual no trabalho

“Esta não é, nunca foi e nunca será a casa de um fura-greve”

Ao longo do segundo semestre desse ano, foram 4 encontros de portas abertas à comunidade, com longas que evocaram a problemática da sobrecarga, exploração, assédio laboral, direitos trabalhistas, entre outros. Leia sobre as sessões aqui.

Para 2023, o sindicato e a universidade projetam nova agenda, com a expectativa de aproximar ainda mais o sindicato da comunidade local, além de catalisar o sindicato ao trabalhador público na formação sobre as transformações do mundo do trabalho.

Aguardem novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *