Nesta quinta, dia 16 de janeiro, a diretoria do SINJUSC solicitou que a administração do TJSC suspendesse o expediente forense na região do Estado de Santa Catarina fortemente atingida por chuvas e alagamentos. A diretoria do SINJUSC vai continuar monitorando a situação para acionar a administração do Tribunal quando necessário e orienta que as trabalhadoras e os trabalhadores do poder judiciário de Santa Catarina evitem deslocamentos e não se coloquem em situação de risco.

De acordo com o boletim da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, “com a previsão de continuidade das chuvas no Litoral de Santa Catarina e os altos acúmulos registrados nas regiões afetadas, as condições geológicas permanecem em risco MUITO ALTO para as áreas indicadas em vermelho no mapa e risco ALTO nas áreas em laranja no mapa para deslizamentos e principalmente fluxo de detritos que acompanham as enxurradas em toda a área.”
“Devido aos acumulados de chuva já registrados, foram emitidos Alertas Geológicos para risco de movimento de solo em cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Destacam-se municípios como Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Camboriú na região do Baixo Vale do Itajaí, além de Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos na Grande Florianópolis”.
A Defesa Civil recomenda ainda que a população busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos, redobre cuidados próximo a áreas de encosta e fique atenta à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes. Em caso de emergência, contate os números 199 ou 193.