No último dia 16 de março, a cartilha de formação do Fazendo Escola “O Futuro do Trabalho na América Latina” foi lançada no Paraná durante a 26ª Plenária Estadual do Sindijus-PR. Além do lançamento, a diretora do SINJUSC, Ângela Daltoé Tregnago, e a socióloga do Fazendo Escola, Camila Betoni, apresentaram as linhas de atuação e os atuais projetos do Centro de Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo.
A apresentação também listou cursos de formação promovidos pelo Fazendo Escola que foi fundado em 2011 e hoje conta com 6 entidades (SINJUSC, Sintrajusc, Sindjus-RS, Simpe-SC, Sindijus-PR e Sindjud-PE) reunidas em torno do objetivo de promover a formação política envolvendo lideranças sindicalistas, suas bases e a comunidade como um todo. Clique AQUI e veja os slides preparados para a apresentação e AQUI para acessar as publicações.
Para Ângela, que também faz parte do Conselho Fiscal do Fazendo Escola, “notamos que além de apresentar a cartilha, foi um momento também de reforçar essa compreensão de que a construção é coletiva e que o sindicato do Paraná faz parte dela, pois muitos ainda associam o Fazendo Escola somente ao SINJUSC”.
De acordo com Camila “durante o lançamento contamos que a cartilha é resultado de um projeto de extensão que foi desenvolvido em parceria com a UFSC e todos os presentes receberam uma cópia do material. Depois falamos um pouco sobre o conteúdo dela, a linguagem e as possibilidades de uso e convidamos todos para o “Por Um Fio – Seminário Internacional em Saúde do Trabalho” que vai rolar no próximo mês de agosto”.