Uma outra novidade do SINJUSC em 2025 são os “autotestes de cansaço” que a diretoria vai distribuir durante as visitas às comarcas. A brochura traz três tabelas para você preencher, somar a pontuação e, ao final, descobrir o nível da sua fadiga: “ausente”, “leve”, “moderada”, “grave” e “extrema”.
O autoteste é uma adaptação livre da Escala de Youshtake usada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Rosário (Argentina) para medir os sintomas da fadiga entre trabalhadoras e trabalhadores. Além disso, a brochura traz uma discussão sobre as mudanças mais recentes no mundo do trabalho e os impactos dela no sentido da intensificação do ritmo e da busca incessante pela produtividade.
De acordo com o presidente do Fazendo Escola e vice-presidente do SINJUSC, Neto Puerta, “o trabalho é uma das atividades que ocupam mais tempo das nossas vidas e, portanto, pode ser um dos principais vetores de sofrimento e adoecimento. Mas é preciso pensar para além de auxílios e planos, precisamos de uma política efetiva de promoção da saúde no TJSC”.
O material é resultado de uma parceria entre o SINJUSC e o Fazendo Escola, um centro voltado para a promoção de estudos, pesquisas e formação nos campos da educação, trabalho, saúde, justiça, economia, cultura e cidadania, que atualmente também reúne o SIMPE-SC, Sindjus-RS, Sindijus-PR, Sintrajusc e Sindjud-PE.
FAZENDO ESCOLA DISPONIBILIZA PALESTRAS DO PUF NO YOUTUBE
O Seminário de Saúde “Por Um Fio” (PUF) reuniu palestrantes como Sônia Fleury (FioCruz), Maria Maeno (Fundacentro) e Deivison Faustino (Unifesp) entre os dias 29 e 31 de agosto de 2024 na UFSC. Agora, todo o conteúdo do PUF está disponível no canal do YouTube do Fazendo Escola, clique AQUI e acesse.
FAZENDO ESCOLA E SINJUSC PARTICIPAM DE DEBATE SOBRE SAÚDE NO PARANÁ
Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, o presidente do Fazendo Escola e vice-presidente do SINJUSC, Neto Puerta, participa da 27ª Plenária Estadual do Sindjus-PR para colaborar no debate sobre saúde. A ideia é aproveitar a experiência acumulada pelo Fazendo Escola e pelo SINJUSC na elaboração de uma pesquisa voltada para identificar os principais questões relacionadas à saúde da categoria no Paraná!
Uma boa saída seria a redução da jornada diária para 06 horas ⏳
Essas palavras: tabela, escala, pontuação, medir caminham para viés padronização, robotização.
Descobrir o nível da sua fadiga?
Um dia é diferente do outro!
Um servidor é diferente do outro!
Não é possível isso: medir, escala…
Ou as condições e o ambiente de trabalho são dignos ou não são.
Tá parecendo aquele seriado Ruptura
Mas você nem viu o teste, Carlos! De qualquer forma fica aqui registrada a sua opinião que será levada ao conhecimento da diretoria! Abraço!