Assembleia Geral 26/05: #EuVou

26 de maio é o dia da Assembleia Geral da categoria que acontecerá em Florianópolis, na frente do Tribunal de Justiça. Nesta data, os trabalhadores irão decidir que rumo tomar em relação a pauta unificada [entregue no dia 28 de abril com 10 reivindicações] e a resposta do TJSC sobre os pleitos. Os dirigentes sindicais estão visitando as comarcas convocando para a assembleia.

O roteiro das visitas começou hoje no Sul do Estado com agenda nas comarcas de Tubarão e Criciúma, além da Unidade do TJ na rua Anita Garibaldi. Amanhã o roteiro continua pelo Oeste, em Chapecó, São Miguel do Oeste e também Blumenau, no Vale do Itajaí. A proposta é visitar várias comarcas para debater com a base a forma como estão sendo feitas as negociações.

Participar da assembleia é fundamental para mostrar a mobilização da categoria. A inflação de 2017 será divulgada amanhã, conforme índice do IPCA que é publicado mensalmente no dia 10. A inflação ficará próxima de 4,5%, ainda com uma reposição de 2016 (3,78%) que começará a ser paga somente em maio e com conclusão em agosto, mais o aumento da alíquota do IPREV subindo para 13% neste ano e 14% em 2018, temos um cenário de corrosão salarial grave.

Conforme dados publicados pelo sindicato com base nas informações disponíveis no portal da transparência não há problema financeiro para o Tribunal de Justiça pagar a inflação. A disputa é orçamentária, ou seja, é decisão política dentro do Tribunal já que a arrecadação cresce e a folha de pagamento diminui face exonerações e aposentadorias. É hora de se mobilizar, é hora de dizer: “EU VOU!”.