Assembleia aprova edital do 9º congresso do SINJUSC

De acordo com o edital aprovado na assembleia desta terça (22/03), as eleições para os delegados(as) ao IX Congresso Estadual dos Trabalhadores do Judiciário vão acontecer de 24 de março a 10 de maio de 2022.

O edital aprovado estabelece ainda que “os (as) delegados (as) ao 9º Congresso serão eleitos na proporção de 1 (um) delegado(a) para cada 15 filiados na base ou fração igual ou superior a 7 (sete), ficando assegurado a cada comarca a representação mínima de um(a) delegado(a).

Com o tema “Esperança é verbo: coletividade para construir o futuro do trabalho”, a nona edição do Congresso do SINJUSC vai tratar dos chamados “projetos de austeridade” que penalizam o serviço público, mas também aborda a saúde mental da categoria.

Lançamento do 9º Congresso

A ideia é fazer uma ponte com debates que já estão sendo desenvolvidos pelo Sindicato por meio de parcerias com departamentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Neppot e Lastro – com a finalidade de elaborar uma política ainda sólida para a entidade nas duas áreas.

URV: CATEGORIA DEMONSTRA CONFIANÇA NA DIREÇÃO SINDICAL|

Na assembleia desta terça (22/03), a categoria chancelou os cinco princípios que norteiam a negociação da URV junto ao TJSC: a correção de 11,98%, a incorporação desse percentual aos salários base, o reconhecimento do direito a todos os servidores do Tribunal (ativos, aposentados e pensionistas), o pagamento do retroativo pelo maior período possível e a quitação dessa indenização no menor tempo possível.

Um dos destaques desse ponto foi a confiança que os presentes demonstraram em relação à direção do SINJUSC e a forma com que a mesma vem conduzindo a luta e a negociação da URV junto com a assessoria jurídica formada pelos advogados Pedro Pita Machado, Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero. Muitas foram as manifestações, tanto por meio de intervenções orais quanto através de mensagens no chat da sala virtual, que trouxeram elogios à condução do processo.

Até aqui, a assessoria jurídica do SINJUSC se limitou a comunicar os princípios aprovados à administração do Tribunal e aguardam a marcação da segunda reunião oficial de negociação para as próximas semanas.

DATA-BASE DE JANEIRO A ABRIL DE 2022 DEVE FICAR EM TORNO DE 3,5%|

De acordo com os índices do IPCA dos meses de janeiro e fevereiro e das expectativas para os meses de março e abril, a inflação do primeiro quadrimestre de 2022 deve ficar em 3,38%, percentual que deve servir como referência para a negociação da data-base deste ano.

Durante a assembleia desta terça (22/02), a diretora Cristiane Müller lembrou que o percentual conquistado em janeiro deste ano (14,78%) engloba a data-base de 2020 – maio de 2020 a abril 2021 – e a maior parte da data-base de 2022 – maio a dezembro 2021 – que o Sindicato conseguiu adiantar com o apoio da pressão da categoria. Sendo assim, resta o pagamento dos primeiros quatro meses de 2022 para contemplar a totalidade do período da data-base deste ano.

A estratégia da diretoria do SINJUSC é aguardar o reconhecimento do período da LC 173 para contagem dos triênios para intensificar as tratativas em relação ao retroativo da data-base de 2021 e o percentual restante da negociação coletiva deste ano.

Um comentário

  1. Gostaria que o sinjusc levante a bandeira en termos nacional para a corrrecao da rabela do irpf isto afeta todos servidires e população geral cobrar dos senadores e depurado federal do estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *