Aposentadas e aposentados vão à Brasília pelo fim dos 14%

Trabalhadoras e trabalhadores do judiciário catarinense e de todo o Brasil estarão em Brasília, na primeira quinzena de setembro para audiência pública e trabalho de convencimento parlamentar pelo fim da contribuição previdenciária de aposentadas e aposentados. A iniciativa foi proposta pela deputada federal Carla Ayres (PT-SC) e aprovada durante o 1º Encontro Regional do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUSC, realizado nesta quinta-feira, 7 de agosto, em Florianópolis.

Parlamentar Carla Ayres atualizou os aposentados sobre o rito das PECs na Câmara
Parlamentar Carla Ayres atualizou os aposentados sobre o rito da PEC 006 na Câmara

Além disso, ficou acertado no Encontro que representantes do NAP participam nesta quinta, 8 de agosto, de Plenária Nacional Virtual sobre o mesmo tema, e a organização de uma força tarefa que vai procurar deputadas e deputados federais de Santa Catarina para conversar sobre o apensamento e aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 006/2024.

A PEC 006, que prevê a extinção gradativa das contribuições previdenciárias de aposentadas, aposentados e pensionistas em 10 anos, é mais uma possibilidade de derrubada da reforma da previdência, considerando as possibilidades de negociação no Congresso Nacional.

A ideia do apensamento da PEC 006 à PEC 555/2006, é acelerar a tramitação da primeira e não deixar que a parcela mais conservadora da Câmara dos Deputados use o aumento repentino do chamado “déficit previdenciário”, que pode ser causado pelo fim imediato das contribuições, para votar contra o fim da taxação.

“Se aprovada, a PEC 006 não extingue o confisco dos 14% automaticamente, mas oferece um ponto de apoio político fundamental para acabar de vez com esse absurdo praticado pelo Estado de Santa Catarina. Aliás, o confisco só foi implementado aqui, por causa da EC 103/2019 aprovada durante o governo Bolsonaro” – comentou a secretária-geral do SINJUSC, Ellen Caroline Pereira.

EM DEFESA DO SC SAÚDE E PELA EQUIPARAÇÃO TOTAL DO MÉDICO SOCIAL

No mesmo Encontro, as aposentadas e os aposentados presentes comemoraram a elevação do auxílio médico-social para 12,7% no nível 12J da tabela de vencimentos, mas também aprovaram continuar na luta pela equiparação ao auxílio-alimentação, hoje fixado em 15% da 12J.

Além disso, representantes do NAP vão continuar incidindo no movimento em defesa do SC Saúde e participam de reunião na próxima semana para entregar o relatório da audiência pública realizada pela deputada estadual Luciane Carminatti no último dia 9 de julho para a direção do plano de saúde públicos das trabalhadoras e dos trabalhadores dos serviços públicos estaduais de Santa Catarina.

NAP QUER AMPLIAR ATUAÇÃO NA LUTA CONTRA O ETARISMO

O encontro contou ainda com a participação da defensora pública Júlia Gimenes Pedrollo, que coordena o Núcleo da Infância e Juventude, Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência do órgão. Júlia falou sobre os crimes e abusos mais comuns que são cometidos contra pessoas idosas de acordo com os registros da Defensoria Pública de Santa Catarina.

A Defensora Pública Júlia Gimenes Pedrollo ampliou o debate sobre os direitos da pessoa idosa

Aposentadas e aposentados presentes trocaram experiências e identificaram que muitas vezes, a pessoa idosa se quer reconhece que está sendo vítima do etarismo. Nesse sentido, o grupo decidiu ampliar os espaços de formação e lutar por políticas de combate ao etarismo no contexto do judiciário catarinense.

26 comentários

  1. o stf ja tem maioria em ADI sobre a cobrança dos 14% sobre o q exceder 01 minimo……so falta a votação de gilmar mendes..mas a maioria já está formada….

  2. Governos da direita só querem prejudicar os trabalhadores e trabalhadoras,que bom que tem quem lutam por eles.

    • Lembre – se que contribuição previdência para aposentados e pensionistas foi implantada no governo Lula da Silva. Portanto não só o governo de direita.

      • Na verdade começou com o Fernando Henrique Cardoso, embora durante o governo Lula tenha sido editada legislação nesse sentido. Contudo, as PECs 555 e 006, essencialmente, se destinam à modificação da EC 103, aprovada durante o governo Bolsonaro!

  3. Parabéns pela iniciativa do SINJUSC, pois o assalto do Moisés e Jorginho nos contra cheques dos aposentados e pensionistas em 14%, representam o descaso que estes seres desumanos têm com o funcionalismo público. Fora Jorginho.

  4. Uma luz no fim do túnel! Pois o governo de SC , não priorisa quem já contribuiu e muito com a previdéncia, para ter uma aposentadoria justa.

  5. Bom dia,guando entrei no TRE de Sp me falaram que ia contribuir por 35 anos depois não pagaria mais a comntruicao do pss que hoje um absurdo de 14

    • Absurdo descontar 14% do aposentados e pensionistas..sendo que já descontaram quando na ativa…este foi o presente que o Bolsonaro deixou pra esta categoria

  6. Show, parabéns pela atitude, e torcendo por todos, nós professores também pagamos esses 14% depois de 30 anos de contribuição e trabalho..À luta.

  7. Vamos receber alguma comunicação via e-mail sobre como se dará a comprovação dos valores do auxílio-saúde aprovado nesta semana? E será válido para gastos a partir de quando, de agosto?

    • Olá Márcia, já estamos trabalhando em uma matéria que vai trazer todas as informações disponíveis sobre a medida. Devemos publicá-la na semana que vem! Mas já vale a pena pedir para colocar o cpf na nota e ir guardando.

  8. Parabéns por esta iniciativa dos aposentados ir à Brasília pelo fim dos 14%.Não é justo para quem já contribuiu uma vida inteira com a previdência, continuar pagando depois de aposentados.Espero seja feita justiça por uma questão mais do que justa.🙏

  9. Estamos sem atendimento hospitalar de emergência no SC SAÚDE em Balneário Camboriú. Para o idoso se deslocar até Itajaí é bastante complicado.

  10. Acho um afronto aos idosos,que contribuiram para ter o direito de se aposentarem, voltarem essa contribuição da previdência.

    • Eu sou pensionista de funcionário público Municipal também está sendo cobrado este absurdo de 14%foi um assalto no bolso dos aposentados e pensionistas desde 2019 ainda do presidente Bolsonaro que começou..

  11. Realmente vergonhoso esse assalto ao funcionalismo público de maneira geral,sou aposentado da PMSC,desde de 2016 perdi meu direito adquirido de ter meu Cargo Acima,foi cortado pelo Ex Governador Moisés o Jorginho Prometeu Resolver essa injustiça e até agora,tá só na promessa estamos a 12 anos sem um CENTAVINHO de reajuste real,veio a Pandemia e todos sabem o resultado tudo congelado,pois bem alegaram que não deu pra reajustar por conta da pandemia,e até o momento continuamos no aguardo e nada de reajuste,nosso SC SAÚDE,tá uma vergonha não tem médicos,minha esposa faz tratamento contra o câncer,precisamos de uma medicação de alto custo,57,000 mês a justiça liberou e mesmo assim o SC SAÚDE,tá me descontando uma parte será que isso pode???
    Não estou recebendo praticamente nada do meu SALÁRIO!!!!
    Atenção Jorginho eu não voto em candidatos, que te apoiam

  12. Foi implantado no governo Bolsonaro essa reforma da previdência retirando 14% de quem já contribuiu 30 ou mais.O fundo de pensão já é um desconto e folha para a aposentadoria do servidor. Não é justo continuar descontando do servidor .Me parece só no estado de SC?????

  13. Parabéns pela iniciativa, é notório que com o avanço da idade as despesas para se ter qualidade de vida aumentam , já que a defasagem salarial cada vez fica mais evidente reduzir as despesas 14% por cento e uma alternativa que precisa ser tratado com seriedade pelos nossos representantes. Motivar também o credenciado de médicos especialistas a nível municipal para melhorar atender os assegurados do SC saúde é uma necessidade urgente .

  14. Políticos do Estado de Santa Catarina tira 14% do salário dos pobres aposentados,muitos já ganham uma miséria e estão passando por dificuldades.

  15. É muito fácil e’ só o Lula baixar um decreto que resolve ele não é o pai dos pobres então que manda ver

    • Um decreto, mesmo do Presidente da República, não tem o poder de mudar a Constituição. A EC 103 é obra do Congresso Nacional, durante o governo Bolsonaro, e só pode ser modificada pelo Congresso. Venha para a luta, Sebastião, ironia não vai acabar com os 14%!

  16. (Parabensa aos colegas que lutam por esse direito que conquistamos. Obrigada. Gostaria de participar dessas reuniões se possível, para me interaro desses assuntos nossos através do meu email.

    • As atividades do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUSC (NAP) são divulgamos aqui pelo site e pelo Instagram do Sindicato. Participe das próximas, Jussara!

    • Isso é organizado pelo Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUSC (NAP). Fique atento para participar das próximas atividades do Núcleo, Francisco. Sempre divulgamos aqui pelo site e pelo Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *