Durante a semana que foi de 23 a 27 de setembro, a diretoria do SINJUSC esteve em 15 comarcas diferentes da região oeste do Estado: Xanxerê, Chapecó, Xaxim, Coronel Freitas, Quilombo, Pinhalzinho, Modelo, Maravilha, Cunha Porã, São Carlos, Palmitos, Mondaí, Itapiranga, São Miguel do Oeste e Descanso.
Os temas de maior interesse da categoria nessas visitas foram a reestruturação da tabela, o plantão regionalizado e a luta pelo fim da cobrança dos 14%. Outro destaque das visitas desta semana foi a preparação do pessoal das comarcas para receber a diretoria e presença de aposentadas e aposentados em quase todas as reuniões.
O plantão está na pauta da Plenária Virtual do SINJUSC que acontece no próximo dia 2 de outubro e segue debatendo a necessidade de terceiro plantonista onde a demanda é maior, a falta de delimitação das atribuições de cada plantonista, a inexistência de critérios para organização das escalas, cursos de formação específicos e o desmembramento de algumas regiões, entre outros problemas.
Sobre a luta pelo fim dos 14%, a diretoria do SINJUSC segue trabalhando em conjunto com outras dezenas de sindicatos que representam categorias dos serviços públicos municipais, estaduais e federais no Estado por meio do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público. Além de audiência públicas e mensagens para deputadas e deputados federais de Santa Catarina apoiarem a retirada do confisco da Constituição Federal, o Fórum segue fazendo articulações políticas e organizado mobilizações pelo fim dos 14%.
PELA CRIAÇÃO DE MAIS VAGAS NO PJSC
Historicamente, a categoria luta pelo preenchimento de todas as vagas e nos últimos anos, o Tribunal tem sido mais ágil na convocação de concursados. Contudo, a categoria está percebendo que o atual número de vagas não é suficiente para dar conta de uma série de novas funções que se multiplicaram, principalmente, com uso de sistemas online e novas tecnologias. Existem comarcas com apenas um trabalhador no cartório, em outras são necessárias criações de novas varas.















Pq o SINJUSC nunca menciona nada sobre o não pagamento da GANS até o presente momento? Será que todos os beneficiados sabem que estão deixando de receber esta gratificação? Este assunto será abordado na próxima mesa de negociação com o tribunal? Ou na próxima assembleia?
Opa, Márcia. Note que a reportagem fala das 4 questões que mais foram faladas pela categoria nas visitas ao oeste. Isso não quer dizer que a GANS não foi objeto de debate. Em princípio, a próxima assembleia vai ser sobre a reestruturação da tabela de vencimentos, mas nada impede que você compareça e levante a discussão da GANS!
E sobre a possibilidade de entrar com uma ação coletiva por conta desse tempo todo com falta de regulamentação? Estamos exercendo função de nível superior com direito previsto na lei, mas a falta de regulamentação só beneficia o TJSC. Concordo com a Márcia, estamos falando muito pouco desse assunto. A nossa carreira (novos servidores) perdeu a gratificação dos 20% e não recebeu nada em troca ainda..
Olá, Patrícia. Sua sugestão será passada para a diretoria. De qualquer forma, recomendo a participação na próxima assembleia que deve ocorrer em outubro, para pautar essa proposta oficialmente!
Mandado de Segurança ou de Injunção pra ontem!!! Ainda acho que o tribunal vai ficar enrolando como sempre nessa história de regulamentação até que seja aprovada alguma reestruturação que absorva esses valores da GNS…
Boa tarde pessoal!
Primeiramente parabéns pela mobilização quanto à reestruturação da tabela! Nada mais justo sendo que a nossa atividade no ambiente de trabalho é a mesma de outros servidores de nível superior.
Tenho uma dúvida quanto à tabela: Hoje um servidor de nível médio que já está no 9J consegue subir para o 10 A (do nível superior)?
Grata pela atenção!
Olá Franciele, na proposta aprovada pela categoria em assembleia e apresentada pela diretoria do SINJUSC na mesa de negociação, o servidor de nível médio continua na 9J que saltaria dos atuais R$ 8.666,87 para R$ 14.149,71 por conta do aumento do percentual entre os níveis anteriores.
Estou curioso pra ver essa tabela que será oferecida pelo TJSC. É bom o pessoal já ir se preparando pra realidade.
É melhor se preparar para lutar, Maria. Pois depois de consensuar uma proposta com a administração do TJSC, que já não é um trabalho fácil, é preciso aprovar na Alesc.
A ta, mas normalmente, hoje em dia, não podemos saltar da tabela de nível médio para a de nível superior? Estamos estagnados no 9J? Eu achei que isso seria a quebra do limitador.
Não, hoje não existe a possibilidade de entrar na tabela do nível seguinte. A proposta de “quebra do limitador” que o SINJUSC apresentou, criava novas referências para cada grupo funcional (SDV, SAU, ANM e ANS), mas o Tribunal implementou uma quebra possibilitando o recebimento integral da GNS para quem batia no teto, sem criar novas linhas na tabela e sem permitir o acesso para os níveis de outros grupos.