Com a aprovação do acordo da URV no Órgão Especial do Tribunal desta quarta (06/07), os 11,98% já serão aplicados sobre os salários e auxílios (creche, alimentação e médico-social) da folha de julho.
A celeridade com que a matéria foi aprovada na sessão, o acordo foi o primeiro ponto da pauta, denota a organização do processo negocial aberto em virtude da Ação Rescisória do SINJUSC que desde o início tem sido marcado pela celeridade e seriedade.
Alguns acertos finais como a data exata do pagamento dos 5 meses de retroativo, o prazo final é janeiro de 2024, e o pagamento dos honorários advocatícios ainda dependem de tratativas. Assim que a diretoria do SINJUSC consolidar essas questões, a categoria será devidamente informada.
Esses honorários serão descontados do nosso salário???
Olá, Silesia. A operacionalização do acordo ainda está sendo tratada. O próprio termo do acordo ainda está sendo construído pelas partes, o que também inclui os honorários. Mais informações serão postadas em breve.
Muito bom!! Batalha vencida pelo Sindicato e toda a equipe jurídica, com muita garra, empenho e eficiência. Parabéns!!
Caros, além dos triênios, uma questão que ainda está pendente de negociação com o TJ é o pagamento do retroativo da data base de maio a dezembro de 2021, que se não me engano é de 6,76% de reajuste devidos.
Como andam as tratativas com o TJ com relação a isto, podem nos informar?
Olá, Renato. Há varias pautas ainda para se avançar. Conquistamos a URV, agora é seguir trabalhando!
Sindicato, favor, tentar reduzir ao máximo o montante desses honorários advocatícios (pela metade ou conforme art. 90, § 2º, do CPC) tendo em vista que foi realizado um acordo, sendo bem favorável ao TJSC para encerrar essa pendência.. Caso contrário, o IR e esses honorários vão reduzir muito a vitória da URV.
Apenas 5 meses de retroativo? Poderiam nos passar a íntegra do acordo?
Olá, Alexsandra, o acordo é o reportado na matéria: incorporação de 11,98% na folha de julho e o pagamento de 5 meses de retroativo do mesmo índice aos salários pagos de fevereiro a junho de 2022. Quando os 5 meses de retroativo serão pagos está sendo analisado, mas o prazo final é janeiro de 2024.
Os funcionários terão q pagar honorários? O Sindicato não é pra isso? Em última das instâncias, o pagamento dos honorários caberia tbm só TJSC não é mesmo. Ou vamos trocar 6 por meia dúzia?
Sobre isso, mais informações aqui: https://www.sinjusc.org.br/esclarecimentos-sobre-a-questao-dos-honorarios-na-acao-da-ur/.
Eu ingressei em agosto de 2003 e saí em março de 2019. Tenho direito a esses históricos 11,98% e atrasados???
Olá. Claudio. O acordo é a incorporação de 11,98% e os 5 meses de retroativo nos vencimentos ou proventos dos servidores do TJSC que recebem pelos cofres do Tribunal. No entanto, o jurídico está analisando casos de ex-servidores e os sem paridade.
Ok. Ficarei atento. Obrigado.
Prezados, os aposentados sem paridade não receberão em julho?
Por conta da reforma da previdência que retirou a paridade de ganhos entre ativos e aposentados, o percentual da URV não atinge no salário, mas repercute do auxílio médico-social.
Importante resgatar que em relação aos aposentados e pensionistas sem paridade, também foi fruto da luta do SINJUSC, a reposição de 28,1% paga esse ano. A conquista do reajuste repôs parte das perdas que os aposentados sem paridade tiveram nos últimos quatros anos, uma vez que o Estado não reajustava os seus salários desde 2018. Se acrescenta a esse ganho, a reposição do médico-social, que os sem paridade também receberam. Logo, nesse ano, foram dois reajustes e agora em julho, mais 11,98% no auxílio: foram 34% de reposição no auxílio somente em 2022.
Conforme aprovação em assembleia
Os aposentados sem paridade não irão receber em julho?
Olá, Gisele. Em relação aos sem paridade, estamos analisando, visto que os sem paridade recebem pelo Executivo, e, nesse ano, já receberam 28% de reajuste. Mas estamos atuando para que todos recebam.
Bom…o título sempre foi “TODOS TÊM DIREITO À URV!” Todos são todos, incluindo aposentados e pensionistas sem paridade também.
TODOS, me pareceu propaganda enganosa porque foram excluídos os sem paridade e isso não foi dito. Pelo contrário, li um POST do sindicato que falava….todos aposentados com e sem paridade. Uma pergunta: TODOS, terão que pagar os honorários?
Olá, Gisele. Conforme respondido, estamos avaliando essa questão. Porque os sem paridade recebem via cofre do Executivo. E nesse ano, os sem paridade já receberam 28,10% de reposição salarial. Mas estamos atentos e acompanhando!
Com relação a esse percentual de aumento que recebemos,foi por estarmos sem receber nem a inflação, se não me engano, desde 2017. será que teremos que aguardar até quando para receber a URV?
Gisele, os 28% de reposição para os sem paridade já foi pago. A URV virá agora em junho. No entanto, somente para os aposentados e pensionistas com paridade. Estamos avaliando e atuando para que todos recebam.
Me desculpa, mas a reposição que já foi concedida é referente aos anos de atraso no repasse. Agora a URV é um direito do aposentado que a partir de 1999 encontrava-se na ativa, ou seja, na minha opinião, o TJSC deve repassar e não os cofres do Executivo.
A gente paga sindicato e os honorários nem deveriam ser descontado, e a pessoas que não são do sindicato e foram privilegiadas com a Urv como fica? Não é Justo os sindicalizados pagarem e os que não são sindicalizados não pagar. Vamos pagar por eles?
Olá, gostaria de entender melhor sobre tais honorários. Somos sindicalizados, pagamos mensalmente ao sindicato, TODOS serão beneficiados: sindicalizados ou não-sindicalizados. E nós ainda teremos que arcar com os honorários? É isso?
Olá, Eliane. Conforme informado, a operacionalização do acordo ainda está sendo tratada. O próprio termo do acordo ainda está sendo construído pelas partes, o que também inclui os honorários. Mais informações serão postadas em breve.
Concordo 100%. Pessoal não se associa (muitos só falam mal) e agora pagam o mesmo que os sindicalizados??? Que mantém o sindicato e, por consequência, toda a luta???
Parabéns por mais essa conquista. Todos os servidores que atuaram e a parceria do Sindicato estão de parabéns.
Gostaria só de um esclarecimento: Vamos receber esses 5 meses de retroativo, mas o restante, me referindo aos anos pretéritos, que sabemos são muitos, continuam na pauta para negociação? Esse acordo não abriu mão dos outros retroativos, né??
Olá, Maristela. O acordo é o que está escrito na matéria. Esse acordo foi debatido em assembleia e aprovado. Quem decidiu foi a categoria.
Eu não fui na Assembleia, mas foi deixado claro que esse acordo abria mão de mais de 10 anos de luta? Pelas publicações de vocês, entendi que iriamos receber , agora, esses 5meses, e não que estaríamos abrindo mão de todo o restante. Entendi que o restante seria uma discussão de pagamento futura.
Oi eu gostaria de saber se se essa aprovação sobre a URV vale também para os servidores estadual da Bahia?
Não, Arlindo. Ela se aplica aos servidores do TJSC.
Eu, comecei a trabalhar na SEFAZ desde 82, aposentei em dezembro de 2014, eu terei direito a URV, sou sindicalizada, tenho paraidade?
Olá, Maria. Sim, todos os aposentados com paridade foram beneficiados com a reposição da URV.