URV

Acordo da URV aprovado no Órgão Especial, é 11,98% já na folha de julho

Com a aprovação do acordo da URV no Órgão Especial do Tribunal desta quarta (06/07), os 11,98% já serão aplicados sobre os salários e auxílios (creche, alimentação e médico-social) da folha de julho.

A celeridade com que a matéria foi aprovada na sessão, o acordo foi o primeiro ponto da pauta, denota a organização do processo negocial aberto em virtude da Ação Rescisória do SINJUSC que desde o início tem sido marcado pela celeridade e seriedade.

Alguns acertos finais como a data exata do pagamento dos 5 meses de retroativo, o prazo final é janeiro de 2024, e o pagamento dos honorários advocatícios ainda dependem de tratativas. Assim que a diretoria do SINJUSC consolidar essas questões, a categoria será devidamente informada.

34 comentários

    • Olá, Silesia. A operacionalização do acordo ainda está sendo tratada. O próprio termo do acordo ainda está sendo construído pelas partes, o que também inclui os honorários. Mais informações serão postadas em breve.

  1. Muito bom!! Batalha vencida pelo Sindicato e toda a equipe jurídica, com muita garra, empenho e eficiência. Parabéns!!
    Caros, além dos triênios, uma questão que ainda está pendente de negociação com o TJ é o pagamento do retroativo da data base de maio a dezembro de 2021, que se não me engano é de 6,76% de reajuste devidos.
    Como andam as tratativas com o TJ com relação a isto, podem nos informar?

    • Olá, Renato. Há varias pautas ainda para se avançar. Conquistamos a URV, agora é seguir trabalhando!

  2. Sindicato, favor, tentar reduzir ao máximo o montante desses honorários advocatícios (pela metade ou conforme art. 90, § 2º, do CPC) tendo em vista que foi realizado um acordo, sendo bem favorável ao TJSC para encerrar essa pendência.. Caso contrário, o IR e esses honorários vão reduzir muito a vitória da URV.

    • Olá, Alexsandra, o acordo é o reportado na matéria: incorporação de 11,98% na folha de julho e o pagamento de 5 meses de retroativo do mesmo índice aos salários pagos de fevereiro a junho de 2022. Quando os 5 meses de retroativo serão pagos está sendo analisado, mas o prazo final é janeiro de 2024.

  3. Os funcionários terão q pagar honorários? O Sindicato não é pra isso? Em última das instâncias, o pagamento dos honorários caberia tbm só TJSC não é mesmo. Ou vamos trocar 6 por meia dúzia?

  4. Eu ingressei em agosto de 2003 e saí em março de 2019. Tenho direito a esses históricos 11,98% e atrasados???

    • Olá. Claudio. O acordo é a incorporação de 11,98% e os 5 meses de retroativo nos vencimentos ou proventos dos servidores do TJSC que recebem pelos cofres do Tribunal. No entanto, o jurídico está analisando casos de ex-servidores e os sem paridade.

        • Por conta da reforma da previdência que retirou a paridade de ganhos entre ativos e aposentados, o percentual da URV não atinge no salário, mas repercute do auxílio médico-social.

          Importante resgatar que em relação aos aposentados e pensionistas sem paridade, também foi fruto da luta do SINJUSC, a reposição de 28,1% paga esse ano. A conquista do reajuste repôs parte das perdas que os aposentados sem paridade tiveram nos últimos quatros anos, uma vez que o Estado não reajustava os seus salários desde 2018. Se acrescenta a esse ganho, a reposição do médico-social, que os sem paridade também receberam. Logo, nesse ano, foram dois reajustes e agora em julho, mais 11,98% no auxílio: foram 34% de reposição no auxílio somente em 2022.

      • Olá, Gisele. Em relação aos sem paridade, estamos analisando, visto que os sem paridade recebem pelo Executivo, e, nesse ano, já receberam 28% de reajuste. Mas estamos atuando para que todos recebam.

        • Bom…o título sempre foi “TODOS TÊM DIREITO À URV!” Todos são todos, incluindo aposentados e pensionistas sem paridade também.

          • TODOS, me pareceu propaganda enganosa porque foram excluídos os sem paridade e isso não foi dito. Pelo contrário, li um POST do sindicato que falava….todos aposentados com e sem paridade. Uma pergunta: TODOS, terão que pagar os honorários?

          • Olá, Gisele. Conforme respondido, estamos avaliando essa questão. Porque os sem paridade recebem via cofre do Executivo. E nesse ano, os sem paridade já receberam 28,10% de reposição salarial. Mas estamos atentos e acompanhando!

        • Com relação a esse percentual de aumento que recebemos,foi por estarmos sem receber nem a inflação, se não me engano, desde 2017. será que teremos que aguardar até quando para receber a URV?

          • Gisele, os 28% de reposição para os sem paridade já foi pago. A URV virá agora em junho. No entanto, somente para os aposentados e pensionistas com paridade. Estamos avaliando e atuando para que todos recebam.

        • Me desculpa, mas a reposição que já foi concedida é referente aos anos de atraso no repasse. Agora a URV é um direito do aposentado que a partir de 1999 encontrava-se na ativa, ou seja, na minha opinião, o TJSC deve repassar e não os cofres do Executivo.

  5. A gente paga sindicato e os honorários nem deveriam ser descontado, e a pessoas que não são do sindicato e foram privilegiadas com a Urv como fica? Não é Justo os sindicalizados pagarem e os que não são sindicalizados não pagar. Vamos pagar por eles?

  6. Olá, gostaria de entender melhor sobre tais honorários. Somos sindicalizados, pagamos mensalmente ao sindicato, TODOS serão beneficiados: sindicalizados ou não-sindicalizados. E nós ainda teremos que arcar com os honorários? É isso?

    • Olá, Eliane. Conforme informado, a operacionalização do acordo ainda está sendo tratada. O próprio termo do acordo ainda está sendo construído pelas partes, o que também inclui os honorários. Mais informações serão postadas em breve.

    • Concordo 100%. Pessoal não se associa (muitos só falam mal) e agora pagam o mesmo que os sindicalizados??? Que mantém o sindicato e, por consequência, toda a luta???

  7. Parabéns por mais essa conquista. Todos os servidores que atuaram e a parceria do Sindicato estão de parabéns.
    Gostaria só de um esclarecimento: Vamos receber esses 5 meses de retroativo, mas o restante, me referindo aos anos pretéritos, que sabemos são muitos, continuam na pauta para negociação? Esse acordo não abriu mão dos outros retroativos, né??

    • Olá, Maristela. O acordo é o que está escrito na matéria. Esse acordo foi debatido em assembleia e aprovado. Quem decidiu foi a categoria.

  8. Eu não fui na Assembleia, mas foi deixado claro que esse acordo abria mão de mais de 10 anos de luta? Pelas publicações de vocês, entendi que iriamos receber , agora, esses 5meses, e não que estaríamos abrindo mão de todo o restante. Entendi que o restante seria uma discussão de pagamento futura.

  9. Oi eu gostaria de saber se se essa aprovação sobre a URV vale também para os servidores estadual da Bahia?

  10. Eu, comecei a trabalhar na SEFAZ desde 82, aposentei em dezembro de 2014, eu terei direito a URV, sou sindicalizada, tenho paraidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *