O 18º Encontro da Experiência aconteceu em Jaraguá do Sul entre 7 e 9 de maio de 2024.

18º Encontro da Experiência aponta prioridade da mobilização de aposentados, aposentadas e pensionistas do TJSC

Reunidos no 18º Encontro da Experiência entre 7 e 9 de maio em Jaraguá do Sul, aposentadas, aposentados e pensionistas do judiciário catarinense decidiram priorizar a mobilização pela equiparação do auxílio médico-social, pela ampliação das despesas cobertas pelo auxílio-saúde, pelo ganho real, pela revogação dos 14%, pelo fim da segregação de massas no Iprev-SC e pela reposição dos aposentados sem paridade do Estado de Santa Catarina.

A Carta de Jaraguá do Sul, documento aprovado por aclamação no Encontro da Experiência que reuniu 200 representantes de todas as regiões de Santa Catarina, será entregue ao desembargador presidente do TJSC, Francisco de Oliveira Neto, e servirá como guia para a ação para milhares de aposentados, aposentadas e pensionistas do TJSC. Clique AQUI e veja as fotos da 18ª edição do Encontro da Experiência.

De acordo com uma das coordenadoras do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) e secretária-geral do SINJUSC, Ellen Pereira, “o Encontro da Experiência nos fortaleceu em torno das pautas das/os aposentadas/os e pensionistas. A aprovação unânime da Carta de Jaraguá evidenciou o quanto estamos alinhadas/os em torno das necessidades comuns, e trouxe combustível para seguirmos lutando e sonhando na construção de uma aposentadoria digna. As pessoas que participaram do evento, deixaram a cidade sede, com brilho nos olhos e com a força e a coragem renovadas”.

NOSSO TEMPO É HOJE: O SINDICATO É LUGAR DE CRIAR LAÇOS

Durante a mesa de abertura do Encontro, a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, disse que “precisamos deixar de nos referir à juventude, como o ‘nosso tempo’, porque o nosso tempo é hoje. Estamos vivos e somos todos capazes de realizar grandes feitos, grandes lutas e ter grandes conquistas, independentemente da idade que temos. Então, nosso tempo é hoje!”

Carolina disse ainda que “quando a gente se aposenta, mas isso também vale para quem faz home office, e deixa de frequentar o local de trabalho, deixamos de fazer laços de amizade e identificação. Nesse contexto, o SINJUSC e as atividades do Sindicato, como as assembleias, manifestações, encontros, o cinema Sobre Viver, os cursos do Fazendo Escola, etc, passam a ser os lugares para a constituição desses laços que nos completam e que são tão importantes para a nossa saúde mental e felicidade”.

A presidenta do SINJUSC fechou a fala dela na mesa de abertura dizendo ainda que o Sindicato está aberto às iniciativas de filiadas e filiados nas comarcas, pronto para apoiar atividades dedicadas a reunir trabalhadoras e trabalhadores do judiciário catarinense, aposentados ou não, como, por exemplo, o bloco Dona Justa que é tocado por aposentadas e o grupo da ASFOC. Basta reunir o pessoal e entrar em contato com a diretoria do SINJUSC para combinar.

3 comentários

  1. otimo…luta.sem.treguas…24.por.sete…….aposentados.tem.q.ser.a.prioridade…uma.questão.de.justiça.natural……..

  2. Já estou contando os dias para o próximo encontro.
    Espero vocês todos lá, se DEUS permitir.
    Obrigado Sinjusc e Nap que nos proporcionaram esses dias inesquecíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *