Saúde de quem trabalha é tema importante para a categoria

O SINJUSC irá visitar todas as comarcas a partir do mês que vem, lançando a campanha de violência moral no trabalho. O Sindicato vai tratar da saúde dos trabalhadores e entregará cartilhas e cartazes sobre a violência no trabalho. Um dos objetivos da campanha é diagnosticar como a pressão por produtividade indiscriminada influencia a saúde das pessoas. Em cada comarca, O Sindicato também vai dialogar sobre a campanha salarial, data-base, PCS, URV e convidar toda a categoria para participar do Congresso de 30 anos do SINJUSC no mês de maio. Agende-se. Juntos somos mais fortes!

A preocupação com a saúde de quem trabalha no Poder Judiciário catarinense é permanente no SINJUSC. O resultado da primeira construção de um diagnóstico amplo e participativo, que envolveu trabalhadores e trabalhadoras do judiciário catarinense aconteceu ainda em 2009, resultando no lançamento da obra Os Operários do Direito, em dois volumes. A pesquisa-ação foi coordenada pelo médico e professor Herval Pina Ribeiro, mesmo autor do livro O Juiz Sem a Toga, lançado em 2005, que tratou do universo dos magistrados quanto à saúde física e mental e democracia. Ambos estão disponíveis na biblioteca do Sindicato. Veja aqui a apresentação deles. 

Desde a fundação do SINJUSC, há 30 anos, questões de saúde estão sempre na pauta apresentada ao Tribunal, para evitar as lesões por esforços repetitivos, as doenças mentais provocadas pelo trabalho e pelas relações de trabalho, e pela forte hierarquia do Tribunal, os assédios. As conquistas acontecem lentamente, por conta dos trâmites, das análises, dos estudos, dos recursos, e principalmente pela falta de vontade política da administração.

O Sindicato é a principal fonte de auxílio e luta da categoria, também na saúde. Em 2018, em parceria com a FENAJUD, lançou e integrou a Pesquisa Nacional de Saúde dos trabalhadores do judiciário. A pesquisa científica coordenada pela Universidade de Brasília (UnB), está em fase de análise qualitativa e divulgará seus resultados ainda no primeiro semestre deste ano.

Neste último dia do primeiro mês de 2019, o Sindicato lembra também que se encerra a campanha Janeiro Branco, mês da saúde mental, instituída para que as pessoas pensem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Veja aqui algumas publicações do Sindicato em relação à saúde:

Adoeceram no trabalho e agora são obrigados a se aposentar com perdas

Começa segunda-feira pesquisa que identifica riscos psicossociais no ambiente de trabalho

SINJUSC lança campanha contra assédio moral em Joinville

Exames periódicos e hora de 50 minutos são debatidos com diretoria de saúde

Saúde – Pesquisa de satisfação do TJ volta a detectar baixos índices

A saúde do trabalhador como pauta do SINJUSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *