Neste mês a luta será contra os casos de suicídio

0
239

Cerca de 30 pessoas se suicidam diariamente no Brasil. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Até 2020 mais de 1 milhão de pessoas poderão tirar a própria vida. Entre os jovens de 15 e 29 anos, o suicídio é a quarta maior causa de mortes. Os dados são do Ministério da Saúde.

São contra estes dados que o SINJUSC luta, juntamente com a Fenajud e demais sindicatos dos trabalhadores dos judiciários estaduais. Neste mês iremos compartilhar em nossas redes sociais, também, informações que são importantes para alertar sobre os índices preocupantes de casos de suicídios.

Em todos os casos de suicídios há lastros de tristeza, desespero, falta de esperança, desamparo; frases como: “não aguento mais esta vida”, “queria estar morto”, ninguém vai sentir minha falta”, nada deu certo na minha vida”, etc.

É bom ficarmos atentos aos familiares e colegas que convivem conosco, para apoiar nos momentos de angústia, e que não tenhamos em nossos meios sociais casos de pessoas tirando suas próprias vidas.

No ano passado o SINJUSC produziu cartilhas e folders explicativos sobre a importância de todos nós estarmos engajados nessa causa. Diversas palestras pelas comarcas foram realizadas pelo sindicato, com o psicólogo Mateus Graoske. Neste ano não será diferente. O SINJUSC vai produzir novos materiais, atualizados, e fortalecer o envolvimentos de todos por aqueles que precisam de nosso apoio. Vamos ouvi-los.

Como surgiu a campanha

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Acesse aqui o site do movimento, promovido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV)

DEIXE UMA MENSAGEM

Please enter your comment!
Please enter your name here