Deputados, Sindicato, Conselhos e Associações cobram nomeação de Psicólogos para o PJSC

Os Deputados Luciane Carminatti e Dirceu Dresch, juntamente com o SINJUSC, o Sindicato dos Psicólogos, o Conselho Regional de Psicologia e a Associação de Psicólogos do Judiciário Catarinense tiveram uma reunião com o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Rodrigo Collaço, cobrando o provimento das 14 vagas criadas pela Lei Complementar 507/2010.

Um ofício detalhando pontos importantes do pleito foi entregue. Veja aqui. As partes defenderam a importância do ingresso dos profissionais via concurso público, como forma de manter a qualidade do trabalho, que precisa ser especializado e humanizado.

Das 111 comarcas do Estado, apenas 19 possuem psicólogos. Ao todo são 24 trabalhadores responsáveis por cerca de 180 processos cada. Segundo estudo feito pelo próprio Tribunal em 2015, o ideal seriam 206 psicólogos distribuídos pelo Estado. Só em Joinville, por exemplo, são dois trabalhadores, enquanto deveriam ser 20.

Em abril de 2019 encerra o prazo de validade do concurso edital 34/2014, por isso SINJUSC, SinPsi-SC, CRP e Apsi-PJSC cobram agilidade no preenchimento das 14 vagas.

O Tribunal reconhece o déficit, inclusive com estudos, está reformulando a forma de trabalho no judiciário, investindo na automação com o novo sistema e-proc para dar agilidade no escoamento dos processos, tem caixa para atender a reivindicação, falta agora prioridade no investimento de mão de obra qualificada e que ingresse por concurso público. 

Você é o Sindicato. O Sindicato é você!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *