Mafra

Auxílio alimentação caiu 20% nos últimos anos só com inflação, aponta DIEESE

O corte do Tribunal de Justiça no auxílio-alimentação dos servidores públicos do judiciário catarinense acumula perda de mais de 20%, segundo levantou o DIEESE (leia AQUI). A arrecadação do Estado de Santa Catarina não para de crescer e, por consequência, também cresce o repasse ao judiciário.

Era deste crescimento e desta arrecadação que dependia a implementação da pauta da categoria (entre elas o auxílio-alimentação), conforme declarou o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Collaço, ao SINJUSC (veja AQUI).

O mês de Maio que tem início esta semana, mês da data-base da categoria, é a hora de implementar no mínimo a recomposição de 20,16% no auxílio-alimentação, que representa uma recomposição de R$ 233,86.

Reajuste ou “abono” ?

Nos últimos anos, o Tribunal de Justiça deixou de reajustar o auxílio-alimentação para implementar uma espécie de “abono” no valor do benefício. Entre 2015 e 2018, os servidores se lembram que a administração do TJSC ora aumentava ora diminuía esse “abono” no auxílio-alimentação, até o corte definitivo em 2018.

Data-base

A data-base reajustou os salários, por outro lado, deixou de reajustar o auxílio-alimentação por vários anos desde 2015. Esta escolha do Tribunal, desviante da política institucional – de longa data – de recomposição do auxílio pela inflação, e que, no fim, resultou no corte definitivo ano passado, foi uma injustiça sem qualquer motivo concreto e causou indignação em toda a categoria.

Enquanto isso, na sala ao lado, a magistratura acumulou reajustes e melhores condições de trabalho. Não há qualquer razão para a desigualdade de tratamento por parte do Tribunal. A justiça também se faz em casa.

Aposentados

Por falar em justiça, o respeito do Tribunal para com os aposentados também passa pelo reajuste do auxílio médico social. Ele também será pauta do debate no mês da data-base que se avizinha.

SINJUSC, 30 anos na defesa dos direitos e da justiça! Filie-se AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *