Altamiro e Martini debatem mídia, judiciário e poder

Os jornalistas Altamiro Borges e Rafael Martini estiveram no 8º Congresso do SINJUSC na tarde desta quinta-feira, 02/05, para debater mídia e judiciário. O debate foi mediado pelo também jornalista Caio Rubens Teixeira, ex-dirigente da Fenajufe.

Borges é jornalista e o criador do “blog do Miro”. Martini manteve a coluna “Visor” no Diário Catarinense por 17 anos e hoje é assessor de comunicação do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Martini destacou que o jornalismo profissional nunca foi tão importante como nesses tempos de notícias falsas, uma vez que jornalismo implica em checagem da informação.

Borges ressaltou que a mídia vive um momento de intensas mutações e que os grupos econômicos dos meios de comunicação sentiram o impacto da Internet. No entanto, revelou, esses grupos já migraram com seus canais e dominam a veiculação de informações na Internet.

Ele lembrou que a ideia da Internet no início era libertadora, mas ela foi afetada pelos interesses econômicos. No entanto, para que as organizações sociais, sindicatos e canais contra hegemônicos sobrevivam nos dias atuais, devem investir em estratégias de comunicação digital.

Ao final, os jornalistas concordaram que é preciso modernizar o discurso do sindicalismo para que ele não seja “engolido” pelas circunstâncias.

Entrevistados após o evento, Carolina Nadolny, diretora da Sindijus do Paraná, e Edenir Murilo da Costa, da Unidade Presidente Coutinho, deram suas opiniões.

Para Nadolny, algo que chama a atenção no 8º Congresso é a diversificação de temas. Para ela, que parabenizou a organização do evento, os painéis oferecem visão ampla sobre problemas da categoria.

Costa relatou que os pontos positivos do evento são reunir a categoria, fazer o debate e repercutir os debates nos locais de trabalho. Para ele, os congressos são importantes para informar e motivar trabalhadores e trabalhadoras do judiciário.

(Fotos de Osíris Duarte, jornalista SC02538JP – Texto de Vaniucha Moraes, jornalista (SC02959JP) e Doutora em Sociologia Política e Mestre em Jornalismo pela UFSC – Revisão e Edição por Rubens Lunge, Especialista em Comunicação pela Universidade Metodista de SP, jornalista MtB 5567/RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *