A romaria de sete deputados ao TJ foi para agilizar uma reforma já prevista?

Enquanto o PLC 14.2/2018, que autoriza a contratação de mais de 450 comissionados não concursados, que o SINJUSC é contra, e mais de 400 comissionamentos de trabalhadores concursados, que o Sindicato é a favor, tramita na Assembleia Legislativa (Alesc), um grupo de deputados foi a uma audiência com o presidente do Poder Judiciário (PJ) catarinense na tarde desta terça-feira, 22/05.

O final da movimentação que se viu entre a Alesc e o Tribunal foi chamado de audiência de lideranças que pleiteavam maior agilidade para a reforma do Fórum de Porto União, no Planalto Norte catarinense, por uma nota no site do Tribunal de Justiça.

A audiência pareceria exagero, uma vez que ordenar despesas para a reforma de prédio do Poder Judiciário de Santa Catarina é um mero ato administrativo que é resolvido com uma ordem em forma de assinatura do presidente do Tribunal a partir do planejamento no ano anterior e dotação orçamentária.

O SINJUSC noticiou a corrida dos deputados até o Tribunal por volta das 17h30min. Cerca de 60 minutos depois, o site do Tribunal publicou texto e fotos do tal encontro.

Segundo o texto do Poder Judiciário, estiveram presentes sete deputados, todos representantes da região em que fica o fórum a ser reformado. O certo é que nunca se viu tamanho esforço de parlamentares para uma simples reforma. Até parece um exagero.

A notícia do Tribunal diz que além dos sete deputados, estiveram na reunião vereadores, prefeito, juízes, promotores e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil estadual e seccional.

Além dos parlamentares estaduais participou da reunião, por telefone, o senador Paulo Bauer, denunciado pela Procuradoria Geral da República (veja aquiaqui e aqui). Bauer é da região de Blumenau. A obra do Fórum não receberá verba federal. Que caráter teria então sua participação? Aliás, a reforma do fórum de Blumenau está parada há anos no Tribunal de Justiça.

Os deputados que foram ao Tribunal nesta terça-feira: Antônio Aguiar (natural de Canoinhas, Planalto Norte),  Darci de Matos (natural de Cafelândia, PR, reside em Joinville, região Norte de SC), Vicente Caropreso (é de Blumenau, Vale do Itajaí, cerca de 300 Km de distância de Porto União), Carlos Chiodini (é de Jaraguá do Sul, Vale do Itapocu, Norte de SC, a 250 Km de Porto União), Gabriel Ribeiro (é de Lages, Planalto Central de SC, distante quase 300Km de Porto União), Maurício Eskudlark (Canoinhas) e Serafim Venzon (Botuverá, cerca de 400 Km de Porto União).

Na eleição de deputado em 2014, por exemplo, Serafim Venzon, de um universo de 24.860 eleitores de Porto União, fez, para se tornar liderança daquela região, 7, sim, SETE votos! Todos na zona 25.

12 comentários

  1. Meus parabéns. Estão começando a dar nome aos bois. Deixo registrado meu aplauso. O presidente esqueceu de dizer por que os deputados entraram pelas portas dos fundos. Não seria também interessante convidar o sindicato para a reunião, tendo em vista que segurança, saúde ocupacional do trabalhador servidor também faz parte do interesse do órgão sindical. Toda essa movimentação de político não cheira bem não.

    • Olá, kelson. Agradecemos pelas ótimas observações. O Sindicato convoca mobilização dos trabalhadores para a próxima quarta-feira, dia 13/06, às 9h, na Comissão de Finanças da Assembleia. Contamos com sua presença. Obrigado pela sua mensagem e participação!

  2. Nota do sinjusc… email da presidência… nova nota do sinjusc… pera que vou pegar a pipoca, que a sessão da tarde vai ser animada

    • Olá, Joaquim. O Sindicato convoca mobilização dos trabalhadores para a próxima quarta-feira, dia 13/06, às 9h, na Comissão de Finanças da Assembleia. Contamos com sua presença. Obrigado pela sua mensagem e participação!

  3. Opa! Já que o TJSC está se explicando, deveria explicar alguns pontos que há muito todos os servidores estão curiosos….Lá vai:

    – Já que a arrecadação não diminuiu e foi mantido sem problemas até agora o acréscimo destes 300 reais, por que não continuar “valorizando” o servidor?

    – O excelentíssimo falou em valorização. Desta forma, pode informar o que falta para aprovar uma elevação de nível ou PCS?? Em tempo, poderia informar quais os valores disponíveis no TJSC??? Tudo às claras, prezando a valorização do servidor.

    – Por fim, esse ano terá “canetaço” para pagamento retroativo aos magistrados????

    Foram apontados valores referentes aos gastos prezando a “valorização” do servidor, mas não vimos ainda os valores absolutos dos cofres do TJSC. Acredito que publicidade significa respeito e, por consequência, valorização.

    • Olá, Vinicius. Agradecemos pelas excelentes observações. O Sindicato convoca mobilização dos trabalhadores para a próxima quarta-feira, dia 13/06, às 9h, na Comissão de Finanças da Assembleia. Contamos com sua presença. Obrigado pela sua mensagem e participação!

  4. Em tempo, a respeito do “princípio da lealdade”, os senhores deveriam dar exemplo e justificar da onde sairão esses valores para contratação de comissionados, já que vão cortar o acréscimo de 300 reais.

    • Olá, Vinicius. O Sindicato convoca mobilização dos trabalhadores para a próxima quarta-feira, dia 13/06, às 9h, na Comissão de Finanças da Assembleia. Contamos com sua presença. Obrigado pela sua mensagem e participação!

  5. aquele email se fazendo de mulher traída da deslealdade e da irresponsabilidade, para né conversa pra boi dormir e colocar no mesmo email a não renovação dos 300 e valorização do servidor no mesmo email

    • Olá, tja. O Sindicato convoca mobilização dos trabalhadores para a próxima quarta-feira, dia 13/06, às 9h, na Comissão de Finanças da Assembleia. Contamos com sua presença. Obrigado pela sua mensagem e participação!

  6. Acho que estão subestimando nossa inteligencia, quem não sabe o que é valorização? Nunca me senti tão desvalorizada depois do email da Presidência. Parabéns ao Sindicato.

    • Olá, santos. O Sindicato convoca mobilização dos trabalhadores para a próxima quarta-feira, dia 13/06, às 9h, na Comissão de Finanças da Assembleia. Contamos com sua presença. Obrigado pela sua mensagem e participação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *