Sindicato é coeditor de ampla pesquisa sobre parlamentares eleitos em 2018

0
65

O SINSUSC é coeditor da 7ª edição da publicação Radiografia do Novo Congresso – Legislatura 2019/2023, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A Radiografia traça o perfil socioeconômico da Câmara e do Senado e traz detalhes de cada um dos parlamentares nos respectivos Estados e Distrito Federal.

O estudo do DIAP, com apoio do SINJUSC e outras 26 organizações de trabalhadores/as, apresenta o número de renovação no Congresso Nacional, identifica os parlamentares mais influentes e quais foram eleitos com os próprios votos. Esse último item parece até estranho para o eleitor. No entanto, identificou o Diap, somente 27 candidatos se elegeram com os próprios votos para a Câmara Federal para os próximos 4 anos, de um total de 513.

Detalhes

A obra integra a série Estudos Políticos do Departamento. Levantamentos semelhantes a esse são feitos desde 1990 pelo DIAP. Algumas tabelas apresentadas pela publicação são bem interessantes. Por exemplo, na Tabela 29 consta toda a bancada empresarial da atual legislatura. A Tabela começa na página 109 e termina na 112.

Na página 123 tem outro assunto que sempre chama a atenção. Diz o título: Bancada de Parentes Cresce no Congresso Nacional. Trata-se de pesquisa que identifica se o eleito teve ou tem parente na política.

No meio do texto, o DIAP informa que os partidos que mais elegeram parentes são o PP e PSD (18 cada), MDB e PR (17 cada), PSDB (13), DEM e PT (12). A lista não termina aí. Ela encerra com aquelas siglas que elegeram 1 parente (PSOL, PSC, Avante, PTC e Patriota).

Em uma busca aleatória, encontra-se o nome do deputado Bilac Pinto, do DEM de Minas Gerais. Ele foi reeleito para o quarto mandato. Ou seja, vai para 16 anos no parlamento. É identificado como advogado e empresário. Ele é filho do ex-deputado Francisco Bilac Moreira Pinto e neto de Olavo Bilac Pinto, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

Para saber mais

A Radiografia do Novo Congresso – Legislatura 2019/2023 está disponível na biblioteca do SINJUSC para quem queira ampliar conhecimentos, estudos técnicos e informações dos representantes de Santa Catarina, e de outros Estados e Distrito Federal, na Câmara Federal e no Senado.

Alguns exemplares serão sorteados no VIII Congresso Estadual, que ocorre em Itajaí, entre os dia 1 e 4 de Maio e comemora os 30 anos do Sindicato (inscreva-se AQUI).

SINJUSC, 30 anos informando trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário catarinense! Filie-se AQUI.

DEIXE UMA MENSAGEM

Please enter your comment!
Please enter your name here